Ainda sem conseguir melhorar seu desempenho como visitante, o América voltou a perder fora de seus domínios na noite desta terça-feira (28) para o Paysandu, por 2 a 0, no Mangueirão, em Belém (PA), pela 15 ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com erros de marcação e vacilo da defesa, o Coelho foi superado pelo time de Belém, que não vencia há quatro jogos. Welinton Junior ganhou a posição de titular, formou o trio no ataque, e marcou os gols do time da casa.
Com o resultado, o Coelho contabiliza apenas cinco pontos fora de casa de um total de 21 pontos disputados, em sete jogos. Foram quatro derrotas jogando longe de Belo Horizonte, dois empates e apenas uma vitória. O América volta a capital mineira para treinar e viaja novamente para enfrentar o Vitória, no sábado (1), às 16h30, no Barradão.
Com a derrota, o América caiu para a terceira posição. Foi superado pelo Vitória, que empatou com o Macaé, em 0 a 0. A noite só não foi pior para o Coelho, pois o Náutico, quarto colocado, perdeu para o Paraná, por 2 a 0. Sampaio Corrêa e Bahia, com 25 pontos, que poderiam ultrapassar o América, também perderam. O Sampaio Corrêa perdeu para o Oeste por 1 a 0 enquanto o Bahia foi derrotado pelo Santa Cruz, por 3 a 1.
Ainda sem o meia Mancini, que se recupera de uma lesão na coxa direita, o treinador Givanildo Oliveira repetiu a escalação do time que tinha vencido o Boa, na última rodada. Para a vaga do armador do Coelho, Tony teve a missão de organizar as jogadas alviverdes.
O Paysandu vinha de quatro jogos sem vitória, três derrotas (para o Bahia, 2 a 0; para o Macaé, 2 a 1 e para o CRB, 3 a 0), além de um empate em 1 a 1 com o Sampaio Corrêa. Para tentar a vitória na noite desta quarta-feira, o time da casa se lançou a parte ofensiva com três atacantes. Além de Welinton Junior, o ataque foi formado por Misael e Leandro Cearense. E o pensamento do treinador Dado Cavalcanti foi acertado. Welinton Junior foi escalado como titular pela primeira vez e marcou o dele logo aos 12 minutos da primeira etapa.
O primeiro tempo foi bem corrido no Mangueirão. Logo no início do jogo, o time da casa começou pressionando o América. Aos seis minutos, Leandro Cearense acabou caindo na área, após disputa com João Ricardo. Os atletas da equipe da casa pediram pênalti, mas árbitro mandou seguir.
Aos 12 minutos, a defesa americana vacilou e Welinton Junior inaugurou o marcador. João Lucas tocou para o meio e Welinton Junior mandou para o fundo do gol. O Coelho pressionou e tratou de equilibrar a partida, com algumas oportunidades, mas não acertou o gol. O atacante do América, Marcelo Toscano cobrou duas faltas perigosas, mas parou no goleiro adversário Emerson. Em outra oportunidade, já no fim do primeiro tempo, o atacante mandou por cima do gol. Nos minutos finais, o jogo esfriou.
“Sabia que ia ser difícil, que eles fariam pressão. Depois equilibramos a partida, é melhorar no segundo para conseguirmos empate”, disse o lateral-direito Robertinho no intervalo do jogo.
Assim como no primeiro tempo, logo no início da segunda etapa, outro balde de água fria nos jogadores e torcedores americanos. Aos dois minutos, após jogada rápida de Leandro Cearense, Welinton Junior foi lançado e chuta rasteiro na trave. Sozinho, ele mesmo pega a sobra e manda para o fundo do gol.
A chuva começou a cair no Mangueirão, esfriando o jogo do América. O Coelho sentiu o gol e pouco ameaçava na etapa final. Aos nove minutos, o jovem Richarlison, de 18 anos, sentiu e pediu para sair. Em seu lugar, o treinador Givanildo Oliveira mandou Henrique Santos a campo.
Aos 23 minutos, Raul recebeu o primeiro cartão amarelo da partida e criou um problema para o Givanildo Oliveira escalar o time contra o Vitória, no próximo sábado, às 16h30, no Barradão. O lateral-esquerdo Raul terá que cumprir suspensão automática e não enfrenta o Vitória. Entretanto, como Bryan ainda se recupera de lesão, o treinador alviverde poderá precisar improvisar.
Aos 32 minutos, o Coelho teve uma grande oportunidade. Após cruzamento de Felipe Amorim, Marcelo Toscano pegou e mandou direto em direção ao gol, mas Emerson fez a defesa, no reflexo.
Ficha técnica:
Paysandu: Emerson; Yago Pikachu, Gualberto, Fernando Lombardi e João Lucas; Ricardo Capanema, Fahel e Carlos Alberto (Jonnatan); Welinton Junior (Léo Melo), Misael e Leandro Cearense (Augusto Recife).
Técnico: Wilton Bezerra (interino)
América: João Ricardo; Robertinho, Alison, Wesley Matos e Raul (Xavier); Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Tony (Rubens) e Marcelo Toscano; Richarlison (Henrique Santos)
Técnico: Givanildo Oliveira
Gols: Welinton Junior (Paysandu) aos 12 minutos do primeiro tempo e aos quatro do segundo
Cartões Amarelos: Raul (América)
Arbitragem: Marcelo Aparecido R de Souza (SP ), auxiliado por Vitor Carmona Metestaine (SP) e Marcos Santos Vieira (AM)
Público: 11.761 pagantes
Renda: R$ 137.000, 00
Local: Mangueirão, em Belém (PA)
Motivo: 15 ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro