O América começa a dar passos importantes em direção à vanguarda da inovação, e se adequa aos requisitos da nova Lei Geral do Esporte, que determina a implementação do monitoramento biométrico em estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas até junho de 2025. Essas avançadas tecnologias de acessos por reconhecimento facial e QR code dinâmico de alta performance serão inauguradas na Arena Independência, no jogo contra o Novorizontino, neste sábado (27).
Em breve, todo sistema de acessos à Arena Independência passará por um upgrade tecnológico, e os módulos de reconhecimento facial serão gradativamente implementados em todos setores do estádio no decorrer dos próximos meses, garantindo maior agilidade na entrada do público.
Os novos sistemas, que terão alta tecnologia para evitar fraudes, com o live detection e a validação através do banco de dados do governo, serão implementados pela Imply, que atua em outras arenas do futebol brasileiro, como a Arena MRV (Atlético), Beira-Rio (Internacional), Ilha do Retiro (Sport), Ligga Arena (Athletico) e São Januário (Vasco da Gama).
Para ampliar a segurança nos acessos, os ingressos para todos eventos esportivos na Arena Independência serão disponibilizados através do aplicativo Eleven Wallet, com tecnologia de QR Code dinâmico. Com o aplicativo, disponível nas lojas AppStore e GooglePlay, será possível transferir facilmente todos os ingressos adquiridos para o smartphone.
Além de favorecer a sustentabilidade dispensando as impressões de ingressos em papel, a tecnologia de QR Code dinâmico aumenta a segurança, ajudando a evitar fraudes e cambismo. Os ingressos digitais são protegidos por criptografia, utilizam token e diversas tecnologias antifraude. Dessa forma, o público pode acessar os eventos com a tranquilidade de saber que seus ingressos estão seguros em seus smartphones.
“A implementação do reconhecimento facial e QR Code dinâmico na Arena Independência oferece ao América uma forma mais eficiente e segura de gerenciar o acesso e a identificação dos torcedores. Isso ajuda a melhorar a experiência dos torcedores, garantindo um processo de entrada mais rápido e simplificado, além de aumentar a segurança no estádio", destaca Renato Drummond, Diretor Administrativo Financeiro do América.
"A implementação dessas inovações está alinhada com a visão do América para o futuro, que busca utilizar a tecnologia para aprimorar todos os aspectos da experiência do torcedor e atender os requisitos legais da Lei Geral do Esporte. Ao adotar soluções avançadas de identificação e acesso, o clube demonstra seu compromisso com a modernização e a excelência na prestação de serviços aos seus torcedores."
Tironi Paz Ortiz, CEO Fundador da Imply, explica sobre a adoção do sistema: “O reconhecimento facial tem sido um divisor de águas para a inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração contribui para que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e conveniente. É possível acessar somente com o rosto, sem precisar carregar mídias físicas ou cartões, e a validação acontece em menos de 1 segundo."
Através desta parceria, o América afirma sua posição de vanguarda no uso de tecnologias inovadoras. A iniciativa tem como objetivo garantir mais conforto, praticidade e eficiência aos torcedores, sócios e visitantes que visitam a Arena Independência, além de elevar os padrões de segurança, maximizar a transformação digital do clube e otimizar processos operacionais.
“Estamos trabalhando em conjunto com o Governo Federal e CBF, nosso objetivo é contribuir para que o Brasil se torne uma referência global em segurança de eventos esportivos" comenta Sergio Meinhardt, diretor de operações da empresa. “Nosso sistema de reconhecimento facial tem a mais alta tecnologia embarcada para evitar fraudes. Com o live detection e a validação através do banco de dados do governo, as fraudes são praticamente impossíveis. Esse é o melhor sistema de acesso para garantir efetiva segurança", finaliza Fabiano Horn, diretor de tecnologia da Imply.
Leia mais