COM 45 PONTOS

América crava permanência na Primeira Divisão e vai em busca da vaga na Libertadores

Letícia Lopes
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/10/2022 às 07:00.
 (Mourão Panda / América)

(Mourão Panda / América)

Faltando sete rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro o América conseguiu chegar aos 45 pontos, pontuação necessária para garantir a permanência na Primeira Divisão. No último domingo (9), sobre o Fluminense, em pleno Maracanã, o Coelho fez 2 a 0, venceu o Tricolor no estádio carioca pela primeira vez na história, e trouxe para Minas três pontos que coroam o bom trabalho do clube. 

Por mais que o América tenha disputado com seriedade a Libertadores no início deste ano, a meta principal programada para a temporada 2022 era continuar na Série A e emendar o terceiro ano seguido na elite.

Além de já ter conseguido o objetivo, o time pode terminar a Série A com ampla diferença em relação ao ano passado, quando ficou em oitavo lugar, com 53 pontos. Atualmente, o Coelho também está em oitavo, com 45 e mais 21 pontos em disputa.

Outro fator melhor do que em 2021 são as chances do time disputar a Libertadores. No ano passado, o América terminou no G-8 e precisou passar pela fase preliminar da competição, se classificando de maneira histórica, com pênaltis. 

Neste fim de temporada, com a permanência na elite já garantida, a probabilidade de disputar a competição internacional mais uma vez está ainda maior. Inclusive, subir para o G-6 e ir direto para a Libertadores é a nova meta do time. E, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, são 22,1% de chances de isso acontecer. 

Anos de evolução 

Nestes dois anos de Primeira Divisão, o Coelho passou por grandes mudanças e contratações. O técnico Vagner Mancini, inclusive, é um dos nomes que fizeram parte desta “virada de chave” do América. O treinador está em sua segunda passagem e tem seu trabalho reconhecido e apoiado pela torcida.

No entanto, o treinador reconhece que este é um trabalho coletivo e que merece ser muito comemorado. “É muito gratificante entregar dentro de campo o que tod mundo faz fora. Representa muito pra gente, mais um ano de Série A, mais um orçamento melhor, mais coisas boas que chegam ao clube. Fazer parte disso é um sentimento de orgulho que todos nós sentimos”.


Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por