Elenco americano precisa repetir campanhas de 2° turno de campeonatos anteriores para escapar do rebaixamento (Mourão Panda / América)
Após a derrota para o Goiás, no último domingo (13), sob o placar de 1 a 0, no Independência, a situação do Coelho no Brasileirão ficou mais complicada. Com apenas 10 pontos em 18 partidas, com um jogo a menos que os demais concorrentes, na lanterna do campeonato, o América precisa conquistar 35 dos 60 pontos disponíveis, para alcançar o número considerado ideal pelos matemáticos para evitar a degola.
O técnico argentino Fabián Bustos, que fez sua estreia no comando da equipe na partida contra o Goiás, terá que ajustar o time e tentar emplacar uma sequência de triunfos para evitar o rebaixamento.
Após o jogo, o novo comandante lamentou a derrota e a situação do clube na tabela, e também destacou que é preciso “levantar os ânimos, trabalhar muito e buscar o resultado porque é isso que importa". “Temos que confiar em nós mesmos e lutar para sair dessa situação difícil”, afirmou o treinador.
Por mais que aparente ser uma “missão impossível”, o América tem bons retrospectos no 2° turno dos últimos Brasileiros. Em 2021, a equipe conquistou 34 pontos em 19 jogos, com 9 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas.
No ano em questão, o Coelho terminou na 8ª posição e se classificou para as fases preliminares da Copa Libertadores. No ano seguinte, o clube também teve um bom desempenho na 2ª etapa do campeonato. A equipe obteve 32 pontos, também com 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.
Dessa maneira, caso repita os feitos de 2021 e 2022, a torcida americana poderá comemorar a fuga do rebaixamento. O primeiro passo para essa remontada acontece no próximo sábado (19), no Maracanã, às 18h30, contra o Fluminense, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Matemática da temporada
De acordo com o “Probabilidades no futebol”, da UFMG, o Coelho tem pouco mais de 10% de chance de permanecer na Série A. Pelo site, o time Alviverde soma 89,3% de chances de voltar à segunda divisão após três temporadas.
Ao lado do América, aparecem Vasco e o Coritiba com 76,4% e o Santos, com 55,2% como as equipes que disputarão a B de 2024. No levantamento apresentado pela universidade, após a vitória do Goiás, sobre o Coelho, o time se distanciou da zona da degola e estaria fora do rebaixamento.
Confira abaixo a probabilidade dos 6 últimos colocados neste fim de primeiro turno, de serem rebaixados esse ano:
América (20°) - 89,3%
Vasco da Gama (19°) - 76,4%
Coritiba (18°) - 76,4%
Santos (17°) - 55,2%
Bahia (16°) - 47,1%
Goiás (15°) - 17,6%
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais