SÉRIE A

Cavichioli pega pênalti, e América vence o Ceará por 2 a 1 em jogo morno no Castelão

Alecsander Heinrick
@alecshmsahenrick@hojeemdia.com.br
01/10/2022 às 17:02.
Atualizado em 01/10/2022 às 17:20
Aloísio deu bela assistência para o gol do América que abriu o placar (Mourão Panda/América)

Aloísio deu bela assistência para o gol do América que abriu o placar (Mourão Panda/América)

Após a derrota no último jogo, que quebrou a sequência invicta, o América se recuperou, fora de casa, e venceu o Ceará por 2 a 1, no Castelão, neste sábado (1). Os gols foram marcados por Juninho e Felipe Azevedo. Vina descontou, já nos acréscimos, para o Vozão. Apesar de três gols, o jogo não teve muitas grandes chances e foi mais truncado.

A vitória mantém o Coelho na cola do Atlético, que também venceu, e faz com que se aproxime do G-6. Com 42 pontos e um dos melhores aproveitamento do returno, o América volta a campo na próxima quinta-feira (06), contra o São Paulo, no Independência. 

O jogo
Os 15 primeiros minutos foram de um jogo mais estudado e truncado. Os dois times pararam muito a partida com faltas e não conseguiram criar grandes chances. O primeiro lance de maior perigo foi aos 16 minutos, quando Victor Luis foi lançado na área, deixou a bola passar e quase enganou Cavichioli, que foi salvo por Aloísio, mandando a bola para escanteio. Aos 19, o Ceará chegou novamente, com Mendoza cruzando para Erick, que dominou no peito e soltou o pé no canto, mas mandou pra fora. Embalado, o Ceará seguiu no ataque, e Mendoza recebeu na área, girou e bateu firme, mas foi travado. 

O América deu a resposta aos 22, quando Aloísio fez o pivô para Patric, que cruzou na cabeça de Danilo Avelar, mas o lateral mandou a bola pra fora. Na sequência, o Coelho seguiu em cima, e Danilo Avelar ganhou de novo no alto, a bola sobrou para Aloísio, de costas pro gol, que emendou uma bela bicicleta para o meio da área, onde encontrou Juninho livre para cabecear e abrir o placar.

Após o gol, o América recuou e tentou usar dos contra-ataques. No entanto, o Ceará não conseguia atacar com perigo, o que não proporcionou o contragolpe americano. Foi uma segunda parte de um primeiro tempo sem emoção no Castelão.

O Ceará voltou com três alterações para o segundo tempo, mas foi o América que chegou com perigo primeiro. Aos dois minutos, Aloísio cobrou falta da entrada da área com muita força e a bola explodiu no travessão. No lance seguinte, o Ceará deu a resposta com chute de Mendoza, Cavichioli quase aceitou, mas se recuperou e evitou o gol.

Aos 10 minutos, Everaldo foi acionado no contra-ataque, invadiu a área e soltou o pé, mas por cima do gol. Aos 12, Nino Paraíba invadiu a área e cruzou, mas foi tocado por Cavichioli e derrubado. Após revisão do VAR, Edina Alves marcou pênalti. Na cobrança, Jô bateu com paradinha e Cavichioli foi buscar no canto para evitar o empate.

O América se empolgou com o pênalti defendido e voltou a atacar. Aos 22, Felipe Azevedo, que havia acabado de entrar na vaga de Aloísio, recebeu na entrada da área e finalizou, a bola pegou no “morrinho artilheiro”, enganou João Ricardo, que viu a bola morrer no fundo do gol. Após o gol americano, o Ceará até tentou voltar para o jogo, mas sem conseguir criar grandes chances. Já nos acréscimos, Vina pegou a bola na entrada da área e soltou o pé no ângulo de Cavichioli, que só observou o gol alvinegro. Mas a reação do Vozão saiu tarde demais e o jogo terminou mesmo 2 a 1.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 1 X 2 AMÉRICA

Ceará
João Ricardo; Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Victor Luis; Richard (Diego), Guilherme Castilho e Fernando Sobral (Vina); Mendoza (Lima), Erick (Vásquez) e Zé Roberto (Jô)

Técnico: Lucho González

América
Matheus Cavichioli;  Patric, Conti, Ricardo Silva e Danilo Avelar (Marlon); Luas Kal, Juninho e Alê (Benitez); Everaldo, Mastriani (Índio Ramirez) e Aloísio

Técnico: Vagner Mancini

Motivo: Jogo pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data: 1° de outubro de 2022 (sábado)
Local: Ceará
Estádio: Castelão
Arbitragem: Edina Alves Batista (FIFA), auxiliada por Neuza Ines Back (FIFA) e Evandro de Melo Lima, trio paulista
VAR: Vinícius Furlan 
Cartões amarelos: Fernando Sobral, Richard e Mendoza (Ceará); Everaldo, Aloísio, Cavichioli e Índio Ramirez (América)
Gols: Vina (aos 48 do segundo tempo); Juninho (aos 24 minutos do primeiro tempo) e Felipe Azevedo (aos 22 do segundo tempo

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por