Futuro do Coelho

Marcone Barbosa, diretor de marketing e negócios do América, traça planos para 2023

Angel Drumond
angel.lima@hojeemdia.com.br
02/01/2023 às 16:49.
Atualizado em 02/01/2023 às 17:18
 (Flickr América)

(Flickr América)

Marcone Barbosa chegou ao América em outubro de 2022 para assumir a direção de marketing e negócios. Com passagens por grandes clubes como Cruzeiro, Fluminense e Paysandu, o profissional vai entregar todo o conhecimento e experiência a favor do Coelho. 

Marcone começou a carreira como estagiário no Cruzeiro, depois virou assessor de imprensa, diretor de marketing e gerente de futebol. Viveu uma grande fase de conquistas no clube celeste, completando 11 anos. No Fluminense, Barbosa foi chefe do marketing, uma experiência que agregou bastante no currículo. 

Em abril de 2020 recebeu o convite do Paysandu, maior clube do Pará, com uma grande e exigente torcida. Lá exerceu o cargo de executivo de Marketing, porém, em outubro deste ano, o América procurou pelo profissional e o retorno para Belo Horizonte aconteceu. 

O América tem vivido uma grande fase nos últimos anos, se firmando na série A, conquistando vagas para torneios continentais e brigando de frente com Cruzeiro e Atlético pela hegemonia regional. O momento pode ser fundamental para uma grande valorização da marca. O Hoje em Dia conversou sobre esse e outros temas com o diretor. 

Como estão as perspectivas para 2023 à frente da direção de marketing do América? 

Muito boas, encontrei uma equipe de trabalho bastante dedicada e competente para desenvolver as ações. Além disso, o América possui uma estrutura administrativa muito sólida, com o clube muito bem organizado e com bom resultado esportivo nos últimos anos, o que facilita e muito o trabalho do departamento de marketing.

O clube está se firmando na série A, e ultimamente brigando na parte de cima da tabela, conquistando vagas para torneios internacionais. Como usar esse momento de forma estratégica no marketing? 

Os resultados esportivos são muito importantes para o marketing do clube. Disputar as principais competições do Brasil e também do continente nos abre uma série de oportunidades de negócio, não só envolvendo parceiros comerciais e patrocinadores, mas também para ações de relacionamento com o torcedor. Aliás, as conquistas esportivas estão intimamente ligadas ao maior número de torcedores presentes nos jogos e ao crescimento da base de torcedores. 

Marcone em conversa com os atletas(Flickr América)

Marcone em conversa com os atletas(Flickr América)

Você está com um caminho sólido na área, com passagem por grandes clubes do país. Trabalhar no América é mais uma grande oportunidade da sua carreira? 

Estou muito feliz por estar hoje no América, um clube organizado, muito bem estruturado e pronto para alçar voos maiores. Participar deste momento é muito importante para mim e certamente valorizará e muito meu currículo no mercado do futebol. 

Como a possível chegada da SAF no Coelho pode trazer benefícios para o Marketing? 

O América hoje já opera como SAF e toda essa boa organização interna é fruto deste trabalho que já vem sendo desenvolvido no clube há algum tempo. Nossa expectativa agora é de surgir um investidor que vai aportar recursos no clube. Futebol de alto nível necessita de investimento e muito dinheiro, com este aporte, o clube pode elevar o patamar esportivo e definitivamente não só disputar as principais competições, mas também pensar em novas conquistas. 

América em 2023 disputará várias competições. Existe um plano ou alguma novidade para trazer o americano ao estádio como sócio-torcedor?

Estamos revisando o programa de sócios e buscando alternativas para aprimorá-lo. Nesta temporada, tivemos a Arena Independência de volta para a gestão do América. Estamos trabalhando algumas situações na Arena para deixar as partidas do América mais atrativas para o torcedor. Ainda não podemos falar o que será feito, mas estamos trabalhando para ter uma melhor oferta de serviços no estádio para atender o torcedor. 

Essa semana o América perdeu o Jair Bala, o maior jogador da sua rica história. O Coelho pensa em fazer alguma homenagem especial ao eterno ídolo? 

Essa perda foi muito sentida por todos dentro do clube. Tão logo soubemos da morte do Jair, nosso Conselho de Administração e a Presidência da SAF se mobilizaram e nos pediram para abrir a Arena Independência para que nosso ídolo pudesse receber o último adeus dos amigos e da torcida americana em um local que marcou a vida dele. Recebemos algumas sugestões de homenagens póstumas que estamos analisando, mas independentemente de qualquer manifestação, Jair Bala tem lugar cativo no coração da família americana. 

E como você analisa o atual time do Coelho para 2023? As renovações e a permanência de atletas fundamentais pode fazer o time brigar novamente por títulos? 

Bom, essa parte técnica do futebol fica a cargo do Marcus Salum, do Euler Araújo, do Fred Cascardo e do nosso treinador Vagner Mancini. Estou aqui na torcida para que tenhamos uma excelente temporada e vamos trabalhar forte para que nossas ações fora do campo possam dar o suporte necessário para que os atletas e comissão técnica tenham tranquilidade para trabalhar e entregarem seu melhor.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por