Precisando reverter uma vantagem de dois gols de diferença sobre o Atlético, o América enfrentará terá que superar um tabu para chegar a esse resultado. A última vez que isso aconteceu foi há 23 anos, na final do Campeonato Mineiro de 2001, quando o Coelho goleou por 4 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Wellington Paulo, Tucho e Rodrigo, duas vezes, Gilberto Silva descontou para o Galo.
Com a grande vantagem assegurada na primeira partida, o América foi para o jogo final podendo perder por dois gols de diferença. O Atlético chegou a fazer 3 a 0 no jogo, mas um gol no fim da partida, marcado pelo centroavante Alessandro, deu o título ao América.
Além deste tabu, o América também carrega uma grande desvantagem ao Atlético nos clássicos disputados recentemente. Nas últimas 30 partidas entre as equipes, o América venceu apenas uma. Ela aconteceu no primeiro jogo da decisão do Estadual de 2016. Naquela oportunidade, o Coelho venceu por 2 a 1 e assegurou o título na semana seguinte ao empatar por 1 a 1 no Mineirão. O retrospecto é de 18 vitórias do Atlético, 11 empates e apenas uma vitória do América.
Leia mais