Antigo alvo do Cruzeiro no mercado, o meio-campista Emmanuel Martínez não é mais jogador do América: foi anunciado pelo Fortaleza nesta terça-feira (9). O presidente da SAF do Coelho, Marcus Salum, detalhou a negociação com o Leão do Pici e comentou sobre o interesse da Raposa no argentino.
De acordo com Salum, o Cruzeiro havia feito proposta pelo jogador no ano passado, rejeitada pela diretoria alviverde. Já neste ano, o Cruzeiro tentou novamente contratar o atleta. As negociações avançaram, mas com divergências em relação aos moldes da contratação: a Raposa queria um empréstimo, já o staff alviverde queria vender o atleta em definitivo, mantendo 20% dos direitos do jogador. Negociação que acabou dando certo com o Fortaleza.
Com o “não” para a Raposa, foi especulado que o Coelho estaria dificultando as conversas por ser um “rival local”. Nesta terça-feira (9), Salum esclareceu os detalhes da negociação e afirmou que o Cruzeiro só não ficou com Martinez, porque o “Fortaleza foi mais competente”.
“Foi me perguntado mais de 100 vezes: ‘Por que o América não vende para o Cruzeiro?’. Tanto é que o preço estava aberto no Cruzeiro também. Pode perguntar lá, porque chegamos a colocar no papel e mandar para o Cruzeiro. O Fortaleza foi mais competente. Neste momento, tenho certeza que estão levando um grande jogador do futebol brasileiro”, destacou.
Apesar de não ter dificultado a venda de Martínez para o time celeste, Salum reforçou que não é simples reforçar um rival direto como o Cruzeiro. “Tenho vários amigos cruzeirenses. Nada contra a torcida ou contra o clube. Não é confortável vender um jogador na mesma praça. Uma coisa que a imprensa mineira não entende é que o América tem direito a ter rival. Não é só Atlético e Cruzeiro. O América não é um fornecedor de jogadores para o futebol mineiro”.
Martínez pelo América
O argentino Emmanuel Martínez chegou ao América no segundo semestre de 2022. Após apenas quatro partidas com a camisa alviverde, o meia sofreu uma lesão no ligamento lisfranc no pé esquerdo e só voltou a jogar em janeiro de 2023.
No ano passado, o argentino participou de 62 partidas do Coelho. Ao todo, foram 66 jogos, um gol e nove assistências.
*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais