O sérvio Novak Djokovic iniciará a disputa do Aberto dos Estados Unidos como primeiro colocado do ranking mundial de tênis. Na lista publicada nesta segunda-feira, dia em que começa o último Grand Slam do ano, ele permanece na liderança com 10.980 pontos.
O segundo posto do ranking da ATP é do espanhol Rafael Nadal, que soma 8.860 e tem apenas 160 pontos de vantagem sobre o britânico Andy Murray, terceiro colocado. Tomas Berdych, David Ferrer, Juan Martin del Potro, Roger Federer, Jo-Wilfried Tsonga, Richard Gasquet e Stanislas Wawrinka completam o top-10 da lista.
Como na última semana foi disputado apenas o ATP 250 de Winston-Salem, torneio que não contou com os principais jogadores do mundo, as maiores mudanças no ranking aconteceram fora do pelotão de elite. O polonês Jerzy Janowicz foi um dos tenistas com pequena ascensão, passando da 15ª para a 14ª colocação.
Já o brasileiro Thomaz Bellucci, que estreia no Aberto dos Estados Unidos nesta segunda-feira, caiu mais dois postos e é somente o 118º colocado. Mesmo assim, ele ainda é o melhor representante nacional na ATP, três posições à frente de João Souza, o Feijão. Rogério Dutra da Silva, que também joga em Nova York, é o 134º.
No ranking feminino, a liderança ainda é da norte-americana Serena Williams, com 12.260 pontos, seguida pela bielo-russa Victoria Azarenka, que soma 9.505, e pela russa Maria Sharapova, que não jogará o Aberto dos Estados Unidos por conta de uma lesão no ombro.
Na lista feminina, a principal alteração em relação à última semana foi a inversão de posições entre a alemã Angelique Kerber, agora nona colocada, e a tcheca Petra Kvitova, que caiu um posto e fecha o top-10.