'Apitar a decisão, após 10 anos sem arbitragem mineira, é um marco pessoal', diz Benevenuto

Guilherme Guimarães e Henrique André
esportes@hojeemdia.com.br
04/05/2017 às 14:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:24

A arbitragem de Minas Gerais volta a ganhar holofotes na final do Campeonato Mineiro envolvendo Cruzeiro e Atlético após um “longo e tenebroso inverno”. Em sorteio na tarde desta quinta-feira (4), a Federação Mineira de Futebol (FMF), por meio de sorteio, determinou que Igor Junio Benevenuto será o dono do apito no clássico entre os arquirrivais, partida que definirá o campeão estadual de 2017, neste domingo, às 16h, no estádio Independência.

A escolha de Benevenuto coloca fim a um hiato sem árbitros mineiros em decisões estaduais envolvendo Cruzeiro e Atlético. A última vez que um profissional de insígnia da FMF apitou a final do Campeonato Mineiro envolvendo a dupla foi em 2007, quando Álvaro Azeredo Quelhas trabalhou na partida que terminou 2 a 0 para o Cruzeiro sobre o Atlético. Naquela ocasião o Alvinegro sagrou-se campeão, já que havia vencido a partida de ida por 4 a 0. 

Em 2010, 2012, 2015 e 2016 a Raposa não conseguiu alcançar à final do Mineiro. 

"É com extrema alegria, emoção e satisfação que recebi esta notícia. Era uma imensa satisfação participar do sorteio e agora ganhando, você não tem a noção da felicidade que estou. São 10 anos que um árbitro mineiro não apita uma final entre Atlético e Cruzeiro", comenta Igor em entrevista exclusiva ao Hoje em Dia.

Será a terceira vez de Benevenuto em um clássico envolvendo os grandes arquirrivais Atlético e Cruzeiro. As duas oportunidades anteriores aconteceram na primeira fase do Estadual, portanto, o árbitro debutará em uma grande final, tendo adversários de imensa magnitude frente a frente. 

"É um marco para minha vida e para a minha carreira, e também para a arbitragem mineira. Isso é visto com bons olhos pelo país inteiro, pois é preciso valorizar os campeonatos estaduais e os árbitros locais. Entendemos os pedidos dos clubes, mas acho muito importante este momento de fazer esta final", analisa.

"Estamos quebrando uma paradigma e fazendo história. Sei da grande responsabilidade que tenho, mas quero fazer um grande trabalho. Meu foco é fazer um grande jogo, passar despercebido, não interfeir no resultado da partida. Estamos representando a arbitragem mineira, a Federação, o Giuliano Bozzano (presidente do departamento de arbitragem) que está aqui há quatro anos batalhando e tentando mudar esta história, e hoje conseguimos", finaliza.

Igor Junio Benevenuto também esteve no sorteio para o jogo de ida da final, mas ficou fora após Dewson Freitas ser o sorteado. Dessa vez, Benevenuto venceu o paulista Raphael Claus, que também concorreu ao posto de árbitro da grande decisão do Campeonato Mineiro. 

Benevenuto no dérbi mineiro

A primeira vez de Igor Junio Benevenuto em um clássico envolvendo Atlético e Cruzeiro aconteceu em 2014, na fase classificatória do Campeonato Mineiro, em um jogo também no Independência, palco da finalíssima deste domingo. Naquela ocasião a partida terminou empatada em 0 a 0.

O segundo grande clássico entre os arquirrivais que teve Benevenuto como árbitro aconteceu nesta temporada, também na fase de classificação do Campeonato Mineiro. O jogo aconteceu em 1º de abril e terminou com o placar de 2 a 1 para o Cruzeiro. Os gols do dérbi foram marcados por Thiago Neves e Arrascaeta, para a Raposa, com Elias descontando para o Atlético. 

"É um jogo de extrema relevância. Vamos para um hotel, concentrar, fazer trabalhos com a psicóloga, estudar as equipes e o que vai acontecer no jogo. Ficaremos focados. No hotel podemos relaxar e desligar do mundo, até dos amigos, vizinhos e familiares", diz o árbitro.

"Se eu cometo um equívoco, prejudico muito mais a mim do que ao clube A ou B. Dependo de fazer um bom jogo para ter novas oportunidades, ser escalado novamente e progredir na minha carreira" (Igor Junio Benevenuto)
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por