Competições distintas, mesmo adversário... Mas e o futebol? Será similar àquela atuação sem graça da última quarta-feira, quando o Cruzeiro finalizou apenas uma vez no empate em 1 a 1 com o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil? Ou o time celeste assumirá uma postura mais agressiva, que faça jus à sua tradição, neste sábado (18), às 18h, no Maracanã, diante do Tricolor, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Um triunfo em cima dos cariocas não apenas serviria como uma satisfação à torcida, como também representaria o fim de um jejum de vitórias – já são três confrontos sem triunfo, sendo duas derrotas (2 a 1 para o Emelec, na Libertadores, e 3 a 1 para o Internacional, no Brasileirão) e um empate (o 1 a 1 com o Flu).
Adepto do mistério, Mano Menezes impediu, nessa sexta-feira (17), que a imprensa acompanhasse o último treino de preparação para o duelo deste sábado. A ‘tática’ de esconder o jogo não é algo incomum na trajetória do comandante na Raposa. Resta saber se surtirá efeito diante da equipe carioca desta vez.
Mano tem a chance de repetir a escalação titular do Cruzeiro de uma partida para a outra pela primeira vez na temporada. O lateral-direito Edilson, que ficou no banco de reservas na quarta-feira passada, segue fora da equipe. Ele terá de cumprir suspensão por conta da expulsão na partida ante o Internacional, no estádio Beira-Rio.
E você, Fred?
Alguns jogadores estão devendo atuações mais contundentes. Um deles é o atacante Fred. Pela qualidade que tem e o faro de gol apurado, o centroavante sabe que está abaixo daquilo que se espera dele. O camisa 9 está há cinco jogos sem balançar as redes e não anotou um tento sequer neste Brasileirão, até agora.
FLUMINENSE X CRUZEIRO
5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
: 18h
Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro, todos paulistas
Heber Roberto Lopes (SC)
Premiere
FLUMINENSE
Rodolfo; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Allan, Daniel e Ganso; Léo Artur, Luciano e Yony González
Técnico: Fernando Diniz
CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Rodriguinho e Pedro Rocha; Fred
Técnico: Mano Menezes