caiu no gosto

Após temporada de sucesso, Bundesliga busca se consolidar entre público brasileiro

Campeonato terá seis opções de exibição entre canais na TV aberta e fechada, além de plataformas de streaming

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 23/08/2024 às 19:44.

A temporada 2024/25 da Bundesliga se inicia nesta sexta-feira (23), com o confronto entre Bayer Leverkusen, atual campeão do torneio, e Borussia Monchengladbach. Em busca de replicar o sucesso da edição anterior no país, a liga ampliou os acordos de direitos de transmissão e oferecerá seis alternativas para os fãs brasileiros assistirem às partidas, tanto em canais de TV aberta e fechada, quanto em plataformas de streaming.

Na TV aberta, pelo segundo ano consecutivo, a Cultura exibe o Campeonato Alemão, que também passará a ser transmitido pela Rede TV!. As emissoras terão direito a uma partida por rodada: a Cultura exibe aos domingos, enquanto a Rede TV aos sábados. O Sportv também renovou os direitos adquiridos na temporada passada, e transmite um total de 68 jogos durante o torneio, começando já pela rodada de estreia, nesta sexta.

Já no streaming, além do aplicativo OneFootball, que transmite todos os confrontos desde 2020, a Cazé TV será novamente responsável por transmitir a principal competição nacional da Alemanha. No ano passado, o canal registrou números expressivos, atingindo, por exemplo, mais de 1,5 milhões de visualizações no YouTube na partida entre Leverkusen e Werder Bremen, que definiu o campeão do torneio. 

Por fim, o Canal GOAT fecha a concorrência pela audiência no espaço digital. Cada uma das plataformas terá direito de exibir duas partidas por rodada. Essa variedade na transmissão, no entanto, mostra um cenário diferente do observado no país em anos anteriores. Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), reflete sobre a atual visão da Bundesliga em relação ao mercado brasileiro. 

“Este cenário de descentralização dos direitos de transmissão implica, por consequência, na diminuição da quantia paga pelas emissoras e plataformas de streaming. Em contrapartida, ajuda também a amplificar o alcance de audiência, o que contribui, a longo e médio prazo, para uma maior valorização do produto”, explica Ivan.

Este ano, a Bundesliga conta com um fator especial, que tende a despertar um maior interesse do público. Após uma década de dinastia do Bayern de Munique, que empilhou conquistas consecutivas desde 2013, o Bayer Leverkusen do jovem técnico espanhol Xabi Alonso desbancou o gigante da Baviera e garantiu o título da temporada passada de forma invicta.

Para Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, a presença do SporTV é um dos fatores que reafirmam a valorização do campeonato. “A força dos canais Globo, que transmitirá os jogos da Bundesliga por mais uma temporada, é determinante para a consolidação da competição no país. O alto nível e a tradição também ajudam na potencialização do produto, gerando bons resultados aos envolvidos”.

Do ponto de vista financeiro, o futebol alemão também vive grande momento. Na última temporada, de acordo com dados fornecidos pela Liga Alemã de Futebol, o faturamento dos 36 clubes das duas principais divisões nacionais foi de 5.24 bilhões de euros. Os lucros provenientes do marketing somam € 1.52 bilhão. Atualmente, cerca de 70% da receita da Bundesliga é composta por mídia, marketing e ingressos.

Para Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, será uma temporada para entender diferentes nuances da competição: “Este ano será novamente um grande experimento para entendermos como se portou o fã, onde assistiu e como cada plataforma trabalhou para puxar sua audiência; de forma resumida, quem ganha é o torcedor, não só pelo poder de escolha mas também com a concorrência gerada que acaba trazendo qualidade ao produto a ser exibido”.

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