Único ginasta brasileiro campeão olímpico, Arthur Zanetti segue obtendo grandes resultados no cenário internacional. Nesta terça-feira (1º), o atleta paulista alcançou nota de 15.733 pontos em sua apresentação nas argolas e garantiu vaga na final do Mundial, no Palácio dos Esportes da Antuérpia (Bélgica). O chinês Yang Liu, com 15.866 pontos, ficou com a primeira colocação na eliminatória.
Em busca de um lugar na decisão de medalhas, o brasileiro abriu sua série com elemento de dificuldade máxima, apresentado pela primeira vez na Copa do Mundo de Anadia (Portugal), no último mês de junho. Após executar com tranquilidade seus movimentos, Zanetti acabou dando um passo a frente no momento do encerramento e perdeu pontos.
"Eu fiz a série nova e gostei dela, mas gastei muita força. É muito mais difícil do que a que eu fazia. A série em si foi boa, mas saída das argolas eu dei um pulo razoável, nem tão curto e nem tão longo. No geral, o objetivo de passar à final foi alcançado", analisou o ginasta.
Passando por bom momento, o paulista conquistou todos os títulos que disputou nas argolas nesta temporada: Copa do Mundo de Doha (15.800 pontos) e Anadia (15.800), Universíade de Kazã (15.975), Jogos Regionais (15.750) e Brasileiro (15.800). Em 2011, no Mundial do Japão, o brasileiro sucumbiu diante do chinês Chen Yibing e ficou com a medalha de prata.
A final da edição deste ano será disputada neste sábado. Além de Zanetti e Yang Liu, outros seis atletas estão garantidos na decisão: Brandon Wynn (EUA, 15.700), Aleksandr Balandin (RUS, 15.600), Lambertus van Gelder (HOL,15.566), Samir Ait Said (FRA, 15.566), Danny Pinheiro Rodrigues (FRA, 15.566) e Koji Yamamuro (JAP, 15.500).
"São muitos os bons competidores, sempre tem gente muito boa. Vou tentar fazer bem a minha parte e o resultado será a consequência disso", encerrou Arthur Zanetti.