Artilheiro do Mineiro pode ser do ‘interior’, caso atacantes de Galo e Cruzeiro não marquem na final
Jonathas, do Athletic, é o jogador com mais gols no Mineiro, mas pode ser superado por atacantes de Atlético e Cruzeiro
Além da disputa pelo título do Campeonato Mineiro, jogadores de Cruzeiro e Atlético também decidem a briga pela artilharia da competição. Até a final, o maior goleador do Estadual é Jonathas, do Athletic, com sete gols. Porém, os atacantes Hulk, do Galo, e Dinenno, da Raposa, podem igualar ou até ultrapassar a marca.
O mais próximo de Jonathas é o super-herói alvinegro. O camisa 7 marcou seis vezes no Estadual. Se balançar as redes mais de uma vez, será coroado o maior goleador do torneio pela terceira vez seguida.
Já Dinenno marcou cinco gols no Mineiro e precisa de dois tentos na decisão para igualar a marca de Jonathas. Caso o argentino consiga o feito, o Cruzeiro voltará a ter um artilheiro do Estadual após cinco anos. O último foi Fred, em 2019, com 12 gols.
Se a liderança não for alterada, o Mineiro terá um artilheiro que não defende os clubes de Belo Horizonte após quatro anos. O último goleador do “interior” foi Rubens, do Tombense, com sete gols em 2020. Antes, a marca foi de Mancini, então no Villa Nova, que balançou as redes sete vezes em 2014.
Últimos dez artilheiros do Campeonato Mineiro
2023: Hulk (Atlético) - 11 gols
2022: Hulk (Atlético) - 9 gols
2021: Rodolfo (América) - 7 gols
2020: Rubens (Tombense) - 7 gols
2019: Fred (Cruzeiro) - 12 gols
2018: Aylon (América) e Ricardo Oliveira (Atlético) - 6 gols
2017: Fred (Atlético) - 10 gols
2016: Robinho (Atlético) - 9 gols
2015: Leandro Damião (Cruzeiro) - 9 gols
2014: Mancini (Villa Nova) - 7 gols
Leia mais