Artilheiro no Mineiro, Robinho busca primeira grande atuação na Libertadores

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
05/04/2016 às 21:12.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:48

(Editoria de Arte)

Os peruanos não puderam vê-lo de perto por conta da forma física ainda longe do ideal. No Chile, ele embarcou com a delegação, mas um inseto o impediu de entrar em campo. Agora, no Equador, a principal arma do Atlético poderá, finalmente, fazer a estreia “para valer” na Libertadores.

Robinho faz o melhor começo por um clube em toda a carreira, com mais gols do que jogos pelo Atlético. Diante do Independiente del Valle, ele será titular pela primeira vez na competição continental.

Artilheiro do Campeonato Mineiro com oito gols, ele jogou apenas 50 minutos na Libertadores (veja a comparação na arte abaixo). Foram pequenas participações, em apenas dois dos quatro jogos. O camisa 7 esteve ausente contra Melgar, no Peru, e Colo-Colo, no Chile, por conta da inflamação na coxa causada pela picada de um inseto.

Acostumado a brilhar na Libertadores pelo Santos – é o brasileiro em atividade que mais marcou no torneio, com 14 gols, ao lado de Thiago Ribeiro – ele terá 90 minutos para manter o faro de goleador, algo até incomum na carreira.

O atacante dobrou o número de hat-tricks marcados pelos clubes que defendeu. Balançou as redes três vezes no mesmo jogo em duas oportunidades, no período de um mês (contra Boa Esporte e Villa Nova).

Prêmio de artilheiro ele só tem um: o da Copa América de 2007, com seis gols. “A média é boa, mas o importante é a vitória. Fico feliz com o momento que estou vivendo. Enfim, está só começando, e espero continuar fazendo gols até o fim da temporada”, disse Robinho.

Dúvidas

O técnico Diego Aguirre levou apenas quatro opções ofensivas para o confronto com o Independiente del Valle: Robinho, Luan, Juan Cazares e Lucas Pratto. Portanto, há a possibilidade de o Galo entrar em campo com três volantes, repetindo a formação usada nos 7 a 2 sobre o Villa Nova, no sábado. Assim, uma peça de ataque ficaria como opção para o segundo tempo.

Caso esta seja a decisão do técnico, a escolha será entre Luan e Cazares para o banco de reservas. O primeiro não jogou diante do Leão, pois voltou a sentir um incômodo no joelho direito. Já o equatoriano não atua há 12 dias, depois de entrar em campo com a seleção nacional pelas Eliminatórias Sul-americanas.

Para o confronto na cidade de Sangolquí, logo mais às 21h45, a delegação do Galo está recheada de atletas defensivos: seis volantes e cinco zagueiros.

Liderança geral

O Atlético pode até entrar em campo com uma postura cautelosa. Entretanto, as ambições requerem a vitória no Equador. Se vencer o Del Valle, o time mineiro se classifica para as oitavas de final e coloca pressão no Atlético Nacional, que só atua na próxima semana.

Os três pontos sobre os equatorianos darão ao Galo a primeira colocação geral da fase de grupos, mesmo que momentaneamente. A condição dá a vantagem de decidir todos os jogos do mata-mata como mandante. Com 10 pontos atualmente, o alvinegro pode chegar a 13, contra 12 dos colombianos de Medellín.

“O Atlético é um time que sempre busca a vitória. Viemos aqui para isso, com um time de alta qualidade, crescendo jogo a jogo. Que possamos fazer uma boa partida e selar a classificação para a próxima fase”, disse o zagueiro Erazo, que jogará no país natal depois de ter servido a Seleção do Equador, assim como Cazares.

FICHA TÉCNICA
DEL VALLE: Azcona; Núñez, Arturo Mina, Caicedo e Ayala; Tellechea, Jefferson Orejuela, Rizotto, Cabezas e Junior Sornoza; José Angulo TÉCNICO: Pablo Repetto
ATLÉTICO: Uilson; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Junior Urso e Leandro Donizete (Luan); Cazares, Robinho e Lucas Pratto TÉCNICO: Diego Aguirre
HORÁRIO E LOCAL: 21H45, NO ESTÁDIO RUMIÑAHUI, em Sangolquí (Equador)
ARBITRAGEM: Dario Herrera, auxiliado por Hernan Maidana e Juan Belatti (ARG)
Transmissão: TV Globo e Fox Sports 2

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por