evolução cognitiva

Associação empresarial quer incluir aulas de xadrez nas escolas mineiras

Ensino do xadrez tem mudado o comportamento das crianças e adolescentes de MG

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
25/09/2024 às 12:04.
Atualizado em 25/09/2024 às 17:47

Projeto da ACMinas para levar a prática do xadrez para as escolas mineiras (Hélio Nonato/ Divulgação ACMinas)

O projeto da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) para levar a prática do xadrez para as escolas mineiras já está acontecendo. O próximo passo da iniciativa se concretizou nesta quarta-feira (25), com o 1º torneio de Xadrez da Escola Municipal César Rodrigues, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Nova Lima.

O evento, após as aulas matutinas, envolveu alunos do projeto Escola Integrada e convidados, que são pais e ex-alunos da escola, além do campeão de xadrez de Nova Lima, Pedro Faria. 

A Escola Municipal César Rodrigues é a segunda unidade de Nova Lima que já vive o programa de ensino do xadrez na Escola Integrada. O professor da modalidade na instituição, Hélio Nonato, conta que desde o início do ano a iniciativa tem ajudado os alunos da cidade. 

“O xadrez, além de ensinar a ganhar e perder, ou empatar, ainda trabalha com matemática, português, habilidade de falar em público, autoestima. Além disso, sempre tentamos dar mimos aos alunos para valorizar o esforço”, explica o professor. 

Segundo o professor Antônio Cabral, presidente do Conselho de Educação da ACMinas, o projeto partiu de uma visita a um torneio em Belo Horizonte, que foi o ponto de partida para a ideia de expandir o ensino da modalidade nas escolas mineiras, a começar pela RMBH.  

“O xadrez é uma atividade que desenvolve a concentração mental. Ele é muito importante porque é uma atividade que desenvolve o raciocínio, a lógica e a estratégia, e também ensina o saber ganhar e perder, promove os relacionamentos e é uma atividade que acalma”, explica Cabral.

O xadrez é um jogo de estratégia disputado por dois jogadores, que com movimentações específicas de cada peça, visam chegar ao xeque-mate, que ocorre quando a peça rei do adversário é tomada e o jogo é vencido. A prática foi reconhecida como esporte em 1999 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e é usada em diversos ambientes educacionais para estimular o raciocínio. 

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