programa Vivência Olímpica

‘Atletas do futuro’ recebem o carinho do público na Fan Fest do Time Brasil

Taiane Justino, Pedro de Oliveira, Celine Bispo, Ryan Kainalo e Matheus Melecchi contaram sobre suas experiências e a missão de estarem em Los Angeles 2028

Do HOJE EM DIA*
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/08/2024 às 19:05.
 (Léo Barrilari/COB)

(Léo Barrilari/COB)

O peso de uma Olimpíada é enorme até para os mais experientes. Para suavizar um pouco essa pressão, o programa Vivência Olímpica, do COB, ajuda a nova geração do esporte brasileiro nessa caminhada rumo ao topo. Algumas jovens promessas foram selecionadas para irem a Paris e viverem o clima olímpico. Na volta, cinco ‘atletas do futuro’ fizeram uma escala no Festival Olímpico Parque Time Brasil, em São Paulo, para contarem suas experiências e sentirem um gostinho do calor do público.

Para Paris 2024, 12 jovens atletas de 12 esportes diferentes foram selecionados. Mesmo sem a vaga, eles tiveram a chance de experienciar e conhecer o ambiente dos Jogos Olímpicos. Juntos com a delegação, tiveram a oportunidade de conhecer a Vila Olímpica, participar dos eventos, interagir com os principais atletas e treinadores. Tudo já pensando em Los Angeles 2028 e em Brisbane 2032.

Taiane Justino, que tem enorme potencial no levantamento de peso, comentou sobre sua jornada na capital francesa. “Simplesmente, o primeiro impacto de pousar e estar em Paris não tem preço. Para a cabeça e para o corpo foi uma experiência incrível do começo ao fim. Foi, sem dúvidas, a melhor experiência da minha vida. Uma cidade linda, foi um sonho. Voltei com uma bagagem enorme cheia de experiência e expectativa para Los Angeles. Vamos com tudo”, disse a atleta de 20 anos, que já foi 3º lugar no Campeonato Mundial Júnior Sub-20, em 2023, e vice-campeã no Mundial Júnior Sub-17, em 2021.

Para Pedro de Oliveira, 20 anos, destaque no vôlei de praia, a chance de ir a Paris trouxe motivação extra. “Vivenciar tudo o que as Olimpíadas proporcionam aos pés da Torre Eiffel só me deu mais garra para buscar a vaga em 2028.” Pedro foi 1º lugar na etapa future do Circuito Mundial, em 2024, e 4º lugar no Campeonato Mundial Sub-21, em 2023.

O público que esteve no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, também viveu uma experiência única e inspiradora. Afinal, estar tão perto de jovens promessas do esporte brasileiro aproxima a torcida e comprova que o planejamento está sendo realizado.

Outro ponto alto da Vivência Olímpica é dar aos futuros atletas uma noção do tamanho que uma Olimpíada tem. Matheus Melecchi, 18 anos, nadador nas águas abertas, ressaltou o quão impactante foi sua experiência. “Foi muito legal, uma atmosfera incrível. Eu pude ver outros esportes que eu não conhecia muito. A natação me marcou muito. Ter a oportunidade de ver um cara que ganhou medalha, um ídolo foi muito gratificante. Surreal”, completou. Matheus já foi líder do ranking mundial júnior nos 10km neste ano e 3º lugar em duas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas Júnior.

O programa Vivência Olímpica foi realizado pela primeira vez em Londres 2012, quando levou 16 atletas para a Inglaterra. Já no Rio 2016 foram 20 participantes. O programa foi interrompido em Tóquio 2020 por causa da pandemia.

Alguns nomes que passaram pelo programa já são bem conhecidos da torcida e se tornaram medalhistas Olímpicos nas edições seguintes. É o caso de Rebeca Andrade, da ginástica artística, Martine Grael, da vela, Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, Beatriz Ferreira, do boxe, Felipe Wu, do tiro esportivo, e Thiago Braz, do salto com vara.

“Ver ali que todo mundo é gente como a gente, foi bom para ver que tudo é possível”, disse Celine Bispo, da natação. “A gente vai estar em Los Angeles 2028. Conversamos muito sobre voltar com a bagagem cheia de vontade, de garra, de querer lutar, de tornar esse sonho olímpico real. Foi o melhor momento da minha vida”. Celine, 19 anos, conquistou o 1º lugar nos 4x100m livre misto dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e o 2º lugar no 4x200m livre feminino no mesmo evento.

São tantas emoções, tantos ídolos, que não é fácil escolher só um momento. Mas Ryan Kainalo, do surfe,18 anos, não pensou duas vezes em elencar o seu ápice em Paris. “Com certeza ver a Rayssa ganhando a medalha, foi incrível ver isso de perto. Ela conseguiu a medalha na última manobra e foi uma sensação boa porque deu para ver que foi uma superação dela.” O jovem surfista foi campeão no Mundial Júnior 2023.

Caminhar junto, fazer valer cada passo e sentir que o sonho é possível. O público do Festival Olímpico teve uma pequena amostra do que vem pela frente, enquanto os atletas de amanhã dividiram seus sonhos, que estão mais palpáveis. Daqui quatro anos, público e as jovens promessas vão se encontrar novamente, mas mais próximos do que nunca.

SERVIÇO

Festival Olímpico Parque Time Brasil


Período: 20 de julho a 11 de agosto

Endereço: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo

Horário de funcionamento:

Dias de Semana: 10h às 19h (fechado às segundas)

Fins de Semana: 10h às 22h

Excepcionalmente dias 10 e 11/08 das 08h às 22h

Ingressos para os shows musicais na Arena Time Brasil: www.parquetimebrasil.com.br

Classificação: O evento tem classificação livre. Menores de 16 anos somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.  

Descrição dos setores:

Pista - Manhã – Entrada no festival no período das 10h às 14h.

*Permitida a permanência até o término do evento do dia (22h).

**Nos dias 10 e 11/8, o horário de entrada será das 8h às 14h.

Pista - Tarde – Entrada no festival no período das 14h às 22h.

Área VIP – Entrada no festival no período das 14h às 22h.

Na Área VIP há: banheiros exclusivos, espaço de descanso com assentos confortáveis, bar exclusivo (vendas de bebidas variadas), telão de transmissão para acompanhar os eventos em detalhes, 480m2 de área coberta, 900m2 de área total e acesso a área exclusiva em frente ao palco principal.

*Com informações do COB

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por