Atletas vencem limitações para correr a Volta da Pampulha

Émile Patrício - Hoje em Dia
29/11/2013 às 08:56.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:27
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Não há sombra de dúvida: o esporte é, além de um bom entretenimento, a forma mais rápida de adquirir saúde e qualidade de vida. Se alguém não acredita, basta atentar para a história de superação dessas duas pessoas que vão, no domingo, percorrer os 18,6 quilômetros da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. A largada é às 8h, na avenida Otacílio Negrão de Lima, Praça de Iemanjá, local também da chegada.

Há dois anos, Marcos Rosa, de 49 anos, mal conseguia fazer uma simples caminhada, devido ao excesso de peso. Bruno Pereira, de 22, convive com o diabetes tipo 1 desde os 15 anos, mas percebeu que a doença não era fator limitador para viver aventuras esportivas. E a prova ao redor da Lagoa representa um marco na vida dos dois.

O dentista Marcos Rosa sempre se emociona ao falar da estreia na Volta da Pampulha, no ano passado. Ele já chegou a pesar 127 quilos. No final de 2011, sentiu a necessidade de reação, pois vinha apresentando problemas de saúde, entre eles a pressão alta. Foi com a corrida de rua, aliada à ajuda de profissionais, que conseguiu perder 57 quilos e obter preparo físico para participar, pela primeira vez, da prova mais tradicional do Estado.

“A Volta da Pampulha não é uma simples corrida. Representa um momento de superação para mim. Ano passado, ao largar, fiquei muito emocionado. Quando completei o percurso, chorei copiosamente. Foi o momento que senti que era capaz de romper barreiras e limitações”, relembra. Agora ele tem metas maiores. Em abril do ano que vem, correrá os 42km da Maratona de Paris.

O publicitário paulista Bruno Pereira necessita de um pouco mais de cuidados para evitar problemas ao longo da atividade física. Mesmo assim, participa de corridas de rua, inclusive no exterior, e fará sua estreia na prova mineira. Ele é diabético, mas garante que não se priva de nenhum tipo de atividade física. Além da corrida, faz, esporadicamente, mergulho, bungee jumping, além de jogar tênis.

No início do mês, Bruno lançou o livro “Aventuras a 90 de Glicemia”, com o intuito de incentivar outros jovens que também convivem com a doença.

Entrega do kit

Nesta 15ª edição da Volta da Pampulha, haverá 12.000 participantes. Hoje começa a entrega do kit do corredor, juntamente com o chip descartável (necessário para a contagem do tempo de prova), das 9h às 20h, e amanhã, das 9h às 17h, no Carrefour Pampulha, localizado na avenida Presidente Carlos Luz, 4055. Não haverá entrega no dia do evento.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por