(Reprodução/Atlético/Twitter)
Neste sábado (14), após a vitória sobre o Palmeiras, por meio das redes sociais, o Atlético anunciou, oficialmente, Diego Costa como novo reforço para a temporada.
Aos 32 anos, Diego estava sem clube desde que deixou o Atlético de Madrid, da Espanha, em dezembro do ano passado. Desde então, foi cobiçado por diversos times do futebol nacional e do exterior. O último concorrente a sair da briga foi o Besiktas, da Turquia.
A negociação que selou a vinda do atacante para o Alvinegro foi conduzida pelo diretor de futebol do Galo, Rodrigo Caetano, e por membros do órgão colegiado, formado por quatro empresários que, além de serem parceiros comerciais, tem participação direta na gestão do clube.
Esses investidores, no caso Rafael Menin, Rubens Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador, viabilizaram financeiramente o acerto com o atacante.
Diego Costa chega para ser o centroavante de referência que o técnico Cuca deseja. Atualmente, o comandante alvinegro tem Hulk, Savarino, Vargas, Eduardo Sasha, Keno, Sávio, Echaporã e Marrony para o setor. O último está perto de se transferir para o futebol dinamarquês.
Currículo
Nascido em Lagarto, no Sergipe, Diego Costa atuou apenas no Brasil apenas pelo Barcelona-SP, rumando para a Europa com apenas 18 anos.
No velho continente, passou por Sporting Braga e Penafiel, de Portugal, até rumar para a Espanha, em 2007, para jogar no Atlético de Madrid.
Antes de se firmar no Atlético, foi emprestado para Celta de Vigo, Albacete, Valladolid e Rayo Vallecano, onde as boas atuações o credenciaram a voltar para Madrid.
De volta à capital espanhola, brilhou na conquista do Campeonato Espanhol e do vice da Liga dos Campeões, em 2014, sendo negociado com o Chelsea, da Inglaterra, no mesmo ano.
Nos Blues, foi campeão nacional logo no primeiro ano., repetindo a dose na temporada 2016/2017, além de levantar a Taça da Copa da Liga Inglesa, também em 2014/2015.
Três anos depois de ir para Londres, foi comprado de volta pelo Atlético, onde permaneceu até o final do ano passado, quando rescindiu o contrato – que vencia no meio de 2021 – alegando motivos pessoais.
Apesar da saída durante a disputa, fez parte do elenco colchonero que conquistou a última edição do Campeonato Espanhol.
Durante a passagem pela Europa, se naturalizou espanhol. Mesmo sendo convocado para a seleção brasileira pelo técnico Felipão para amistosos em 2013, optou em jogar pela Espanha, participando das Copas do Mundo de 2014 e 2018.
"Aqui é Galo"
Nesse sábado (14), no mesmo dia da vitória por 2 a 0 do Atlético, líder do Brasileiro, sobre o Palmeiras, o atacante Diego Costa mandou um recado para a Massa.
"Fala torcida mais engajada do Brasil. Muito obrigado pelo apoio. Aqui é Galo! Aqui é Diego Costa!", disse ele, por meio de um vídeo, nas redes sociais.
O jogador é aguardado a Belo Horizonte nesta segunda-feira (16) para firmar vínculo com o clube alvinegro até o fim de 2022.