Atlético defende invencibilidade em partidas eliminatórias no Independência

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
31/10/2016 às 06:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:27

(Bruno Cantini/ Atlético)

A opção da diretoria do Atlético por levar para o Independência o confronto de volta com o Internacional, pelas semifinais da Copa do Brasil, pode até ter provocado debates entre alguns torcedores. Mas basta observar o retrospecto da equipe em torneios eliminatórios no estádio para entender a decisão.

Depois de ter vencido o duelo de ida por 2 a 1, no Beira-Rio, o Galo recebe o Colorado nesta quarta-feira, às 21h45, podendo até perder por 1 a 0 para garantir a vaga na grande decisão. Desde a inauguração da renovada arena, porém, o time mineiro jamais saiu derrotado do Horto em jogos de “mata-mata”, seja no próprio torneio nacional ou em fases eliminatórias do Campeonato Mineiro ou da Copa Libertadores.

A equipe alvinegra não amargou o revés no placar mesmo nas situações em que foi desclassificada. Na decepção mais recente, caiu diante do São Paulo nas quartas de final da principal competição das Américas, graças ao critério dos gols marcados fora de casa, depois de ter feito 2 a 1 sobre o São Paulo – havia perdido na ida por 1 a 0.

Com 77,3% de aproveitamento diante da Massa, o time mineiro sofreu apenas 12 derrotas como mandante, sendo oito no Campeonato Brasileiro, uma na fase de grupos da Libertadores e três na classifica-tória do Estadual. Em um total de 132 partidas no local, o Galo acumula ainda 93 vitórias e 27 empates.

Sustos
Como alerta, o próprio Internacional foi o adversário que esteve mais perto de quebrar tal invencibilidade, na edição anterior do torneio continental. No primeiro confronto pelas oitavas de final, o time gaúcho vencia por 2 a 1 até os 49 minutos do segundo tempo, quando Leonardo Silva estufou a rede para empatar o “jogo do ano” – no Beira-Rio, o Atlético perdeu por 3 a 1 e acabou eliminado.

Foi também o zagueiro-artilheiro e capitão quem manteve a marca do Galo contra o Figueirense, na última Copa do Brasil. Após ter saído atrás com gol do hoje atleticano Clayton, o time alvinegro alcançou o empate novamente nos acréscimos, aos 47 minutos da etapa final. Mas, como havia acontecido diante do Inter, a derrota por 2 a 1 na volta custou a vaga.

77% de aproveitamento em 132 jogos como mandante tem o Galo no Horto desde a reinauguração, em 2012: 93 vitórias, 27 empates e 12 derrotas


Desfalque
Desta vez, o Atlético não poderá contar com os gols do camisa 3, pois ele ainda se recupera de lesão. Outra baixa é o artilheiro Fred, vetado por já ter defendido o Fluminense no torneio.

Prioridade
Com o empate por 2 a 2 com o Flamengo, sábado passado no Mineirão, o Atlético fica praticamente fora da briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

Por isso, passando pelo Internacional na próxima quarta-feira, o técnico Marcelo Oliveira deve priorizar a decisão da Copa do Brasil, contra Grêmio ou Cruzeiro, pois o desgaste físico dos principais titulares é grande neste final de temporada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por