Atlético encara URT e pode evitar que injustiça entre em campo no Campeonato Mineiro

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
17/03/2018 às 23:03.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:55

(Bruno Cantini/Atlético)

“Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão do classificado se dará após cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board”. O parágrafo único do artigo 9º do Campeonato Mineiro de 2018 é a chave para a injustiça. Para que ela não entre em campo na competição, depende apenas do Atlético, que encara a URT neste domingo (18), às 16h, no Independência, na última partida pela fase que define os semifinalistas do Estadual.

Como Cruzeiro (1º colocado), América (2º) e Tupi (4º) já garantiram suas classificações no sábado (17), apenas o terceiro Atlético, entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Mineiro, ainda não está nas semifinais. Como não tem nada com isso, o objetivo da URT, que foi sexta, é aprontar no Horto e seguir viva na briga pelo tricampeonato do interior.

Mais que justiça, o Atlético busca paz no confronto contra a URT, pois o início de temporada do Galo tem sido muito turbulento e uma eliminação nas quartas de final do Estadual com certeza geraria uma crise na véspera das estreias na Copa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro, sem contar que o time inicia a disputa da quarta fase da Copa do Brasil no próximo dia 4 de abril, contra adversário que será decidido na próxima segunda-feira (19), por sorteio.

Para evitar esse desastre, o técnico Thiago Larghi manda a campo o que tem de melhor, pois o volante Elias, que ficou de fora da derrota de 2 a 1 para o Figueirense, na última quarta-feira (14), também no Independência, pela terceira fase da Copa do Brasil, está de volta ao time. Nesta partida, o Galo assegurou sua classificação nos pênaltis.

DÚVIDA

A dúvida de Larghi é entre Cazares, que foi titular diante do Figueirense, e Erik, que ficou no banco de reservas. A escalação será revelada apenas no Independência, na tarde deste domingo.

A URT entra em campo com vários desafios, pois nos dois últimos anos enfrentou o Atlético nas semifinais do Estadual e foi eliminada. Atual bicampeão do interior, o time de Patos de Minas nunca venceu o Galo no novo Independência e nem marcou gol nos quatro confrontos entre eles na arena reinaugurada em 2012.
Se garantir a classificação, o Atlético terá o América como adversário nas semifinais. Se a URT seguir, enfrentará o Cruzeiro. De toda forma, qualquer um dos dois disputará a próxima fase, que será em ida e volta, em desvantagem pois o rival jogará por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Na fase classificatória, os dois times se enfrentaram no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. Num confronto equilibrado, o Atlético venceu por 1 a 0, com um gol do centroavante Ricardo Oliveira já nos acréscimos. Nesta partida, o Galo ainda era comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira.Bruno Cantini/Atlético

Na fase classificatória, Ricardo Oliveira, com categoria e oportunismo, marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Atlético sobre a URT, no Zama Maciel, em Patos de Minas

A FICHA DO JOGO

ATLÉTICO

Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Róger Guedes, Cazares (Erik) e Otero; Ricardo Oliveira.

Técnico: Thiago Larghi.

URT

Marcão; Douglas Maia, Dão, Victor Salinas e Jean Carioca; Diogo Orlando e Joedson; Bruninho, Eduardo Ramos e Macena; Felipe Alves.

Técnico: Rodrigo Santana.

DATA: 18 de março de 2018

LOCAL: Estádio Independência

MOTIVO: Quartas de final do Campeonato Mineiro

ARBITRAGEM: Jeferson Antônio da Costa, auxiliado por Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Junio de Souza

TRANSMISSÃO: Globo e Premiere

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por