Atlético fará 'notícia de infração' à Procuradoria do TJD contra ações de Léo e Mano Menezes

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
05/03/2018 às 14:51.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:42
 ( JOÃO GODINHO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO)

( JOÃO GODINHO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO)

O clássico mineiro, como te costume, tem sempre ingredientes para se manter mesmo após o apito final. No caso da vitória do Cruzeiro diante do Atlético no último domingo (5), o Galo irá à Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais contra o zagueiro Léo e o técnico Mano Menezes, da Raposa.

O departamento jurídico do Atlético prepara uma "notícia de infração" à Procuradoria do TJD-MG, fazendo uma denúncia contra o zagueiro Léo, que foi flagrado pelas câmeras de TV tomando ação de agressão contra o atacante Ricardo Oliveira, no segundo tempo da partida.

Imagens da ação circularam na internet, gerando revolta na torcida do Galo. É possível ver que Léo utiliza uma parte do braço - provavelmente o cotovelo - para atingir a parte de trás da cabeça do camisa 9 alvinegro. Ricardo necessitou de atendimento médico após o lance.

#98Esportes | O #Atletico reclama bastante de um lance em que o zagueiro Leo atinge o atacante Ricardo Oliveira, confira o lance flagrado pela @tvgalo : pic.twitter.com/ObdqFJIBXq— Rádio 98FM (@Radio98Oficial) 5 de março de 2018

Além disso, o Atlético também solicitará que a Procuradoria denuncie o técnico Mano Menezes que, suportamente, teria feito gestos de "roubo" contra a arbitragem, utilizando as mãos. Se for aceita a "notícia de infração" por parte do Galo, a Procuradoria irá solicitar a instauração de inquérito por parte do TJD-MG, que levará a situação à julgamento.

Léo, pelo que se vê nas imagens, pode ser enquadrado no artigo Art. 254-A, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: "Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente", com previsão de pena de quatro a doze partidas. 

"Vamos enviar uma representação especialmente contra uma cotovelada que o jogador adversário deu e não houve nenhuma providência, da arbitragem (...) O árbitro estava muito próximo do lance, os assistentes, o quarto árbitro, todos se omitiram e permitiram essa agressão", afirmou o vice-presidente do Atlético, Lásaro Cândido, à Rádio Itatiaia.

Já Mano pode ser julgado pelo artigo Art. 258: "Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. II — desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". Com previsão de pena de uma a seis partidas. 

Além disso, o Atlético solicitará à Comissão de Arbitragem da FMF que afaste o trio de arbitragem do clássico (Cleisson Veloso Pereira, Marcyano da Silva Vicente e Felipe Alan Costa) por entender que eles cometeram "erros banais".

"Fora os erros banais cometidos pela arbitragem presidida pelo senhor (Giulliano) Bozzano, erros que demonstram incapacidade técnica, ligada a laterais, erros, acréscimos, etc. Mas principalmente na agressão que houve em que toda arbitragem", completou Lásaro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por