Na lanterna do Campeonato Brasileiro e muito perto do rebaixamento à Série B em 2013, o Atlético Goianiense se complicou também na Copa Sul-Americana. Depois de eliminar o Figueirense na fase nacional, o time de Goiânia fez a sua primeira partida internacional da história e, em Santiago, foi derrotado pela Universidad Católica por 2 a 0, pelo duelo de ida das oitavas de final.
Com um esquema defensivo armado pelo técnico Arthur Neto - vice-campeão da Sul-Americana com o Goiás, em 2010 -, o Atlético suportou a pressão chilena no primeiro tempo, mas não teve forças na segunda etapa. Aos 10 minutos, o lateral-esquerdo Francisco Silva acertou um belo chute da intermediária, no ângulo esquerdo do goleiro Márcio, e fez 1 a 0. Aos 42, o golpe final dos donos da casa aconteceu com o gol de Álvaro Ramos, de cabeça, após cruzamento pelo lado esquerdo.
Para avançar às quartas de final, o Atlético terá de se superar na partida de volta, marcada para o próximo dia 24 (quarta), às 18h30, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time goiano terá de vencer por três ou mais gols de diferença. Se ganhar por 2 a 0, a decisão para a disputa por pênaltis. A Universidad Católica avança se perder por dois de diferença, mas marcado gols.
Quem se classificar, terá nas quartas o vencedor do confronto entre Independiente, da Argentina, e Liverpool, do Uruguai. Na primeira partida, na semana passada, em Buenos Aires, os argentinos ganharam por 2 a 1. A volta, em Montevidéu, acontecerá no próximo dia 25.