Qualquer alvinegro que fosse projetar o centésimo gol de Hulk no Galo imaginaria que o artilheiro usaria a canhota, pé predominante do jogador, para entrar para a história. Porém, em campo, o que se viu foi o ídolo alvinegro balançar as redes do Coelho com o “pé ruim”, chegando assim ao 15º tento com o pé direito. Com o esquerdo, o super-herói balançou as redes por 78 vezes, uma diferença de 63 gols com cada pé.
A parte do corpo que o atacante menos usou para marcar foi a cabeça. Hulk soma apenas 7 gols nos 180 jogos pelo Atlético. Destes, foram 82 marcados dentro da área, sendo 32 de pênalti, e 18 soltando a pancada de fora da área, com nove destes de falta. Para chegar a estes números, Hulk precisou de 14.717 minutos em campo. Além disso, o atleta contou com os “garçons” que atuaram ao lado dele.
O principal já não está mais no Atlético. Trata-se do argentino Nacho Fernández, com sete assistências. O meio-campista pode ser ultrapassado nesta temporada pelo compatriota Zaracho, que tem seis passes para gol. Outro que pode superá-lo é Paulinho, com cinco assistências.
Maiores vítimas
Dentre as equipes que mais sofreram com a potência do jogador, está o América, adversário do próximo sábado (9), pela volta da semifinal do Mineiro. Contra o Coelho, Hulk balançou as redes por seis vezes, um a menos que o Fluminense, que lidera o ranking. Em terceiro lugar aparecem empatados o Cruzeiro e a Caldense, ambos com cinco sofridos. Em seguida surgem Athletic, Athletico-PR, Bahia e Fortaleza, que levaram quatro gols.
Top-5 artilheiros
Atualmente, o atacante alvinegro é o 19° maior artilheiro da história do Atlético. Ele está empatado com Campos e Alvinho, que também marcaram 100 gols pelo Galo. Para entrar no pódio dos cinco maiores goleadores do clube, Hulk precisa superar Lucas Miranda, que anotou 152 vezes a favor do Atlético. Se manter a média de 0,55 gols por jogo, o atacante precisaria de 95 jogos para igualar a marca.
Caso cumpra a integralidade do novo contrato, que vai até 2026, o super-herói terá condições de ultrapassar a barreira dos 150 gols e, quem sabe, ameaçar a colocação de Guará, campeão brasileiro de 1937, autor de 168 gols pelo Galo. Acima dele estão Mário de Castro (195), Dadá Maravilha (211) e Reinaldo (255).
Por enquanto, Hulk briga diretamente pelo posto de maior goleador do Galo no século XXI. O dono do posto é Diego Tardelli, com 112 gols.
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais