reverberação sonora

Acústica Arena MRV: Galo testou mais de 17 materiais para chegar ao ideal

Conforme cronograma, previsão de conclusão das obras é para maio

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/02/2025 às 11:42.
Setor Sul da Arena MRV recebe placas para melhorar acústica do estádio (Divulgação / Atlético)
Setor Sul da Arena MRV recebe placas para melhorar acústica do estádio (Divulgação / Atlético)

O Atlético revelou que realizou 17 testes em materiais diversos até chegar ao considerado ideal para ser aplicado nas estruturas da Arena MRV para melhorar a acústica do estádio. De acordo com o consultor do projeto, fatores como peso do material e possibilidades de aumentar o volume sonoro da torcida foram determinantes. 

“Criamos uma câmara reverberante que permite determinar quanto é a absorção sonora em todas as frequências, desde os sons graves até os agudos. Fizemos ensaios com diversos materiais e o que melhor atendeu foi o que está sendo aplicado”, explicou Marco Antônio, engenheiro consultor da Arena MRV.

Para exemplificar, o consultor disse que o som que “bate em cima do teto” retornará para quem estiver cantando  nas arquibancadas, logo abaixo de onde está a placa e “se moverá” para o lado oposto. “Vai ser um som direto e um de reflexão, somando os dois. Os estádios de futebol americano funcionam dessa maneira”, disse Marco Antônio Vecci. 

As obras da acústica da casa do Galo iniciaram no setor Sul. De acordo com o clube, a previsão é de que toda a instalação seja concluída em maio.

Serão aproximadamente 40 operários especializados em trabalho em altura atuando como alpinistas para a instalação das novas placas, que revestirão os 5.400m² da cobertura. O material em alumínio, conhecido como ACM,  têm três milímetros de espessura e ficam na parte inferior das telhas que compõem a cobertura.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por