O futebol brasileiro se transformou no destino de grandes astros do futebol internacional nos últimos anos. Mas sempre que um nome de peso é anunciado, surge a inevitável pergunta: vai conseguir render? Não é diferente com o atacante francês Nicolas Anelka, a nova estrela do Atlético.
Com 35 anos, ele terá uma grande inspiração dentro do próprio clube. Foi com a camisa do Galo que Ronaldinho Gaúcho, um ano mais novo, se reencontrou no futebol. Além de se encaixar na equipe, o craque, melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, se identificou rapidamente com a torcida, se transformando em ídolo.
E foi com a camisa do Galo que R10 ganhou sua primeira Bola de Ouro da revista “Placar”, em 2012, e foi eleito no ano passado o Rei da América, prêmio tradicional do jornal uruguaio “El País”.
Quem também faz parte do grupo dos que deram certo é o holandês Seedorf, ex-Botafogo. Quando chegou ao Brasil, o meia também tinha 35 anos, mas a idade não atrapalhou. Foram 81 jogos, 24 gols e o título estadual no ano passado.
Outro exemplo de sucesso foi Ronaldo, no Corinthians. O Fenômeno marcou 35 gols em 69 jogos pelo Timão, e conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil de 2009.
Mas nem todo mundo se dá bem por aqui. De sonho de consumo – não realizado – para o Atlético, o que acabou permitindo a contratação de R10, o uruguaio Diego Forlán virou decepção no Internacional. O zagueiro Lúcio também chegou ao país badalado, mas não rendeu no São Paulo, no ano passado, e agora está no Palmeiras.
Nas últimas três temporadas, Anelka marcou apenas cinco gols e ainda deixou o West Bromwich em circunstâncias muito conturbadas, ao ser acusado de fazer um gesto antissemita ao comemorar um gol. Por causa disso, o jogador ainda poderá ter de cumprir cinco jogos de suspensão no Atlético, além pagar uma multa de 100 mil euros.
Chegada adiada
Anunciado na madrugada de domingo, era esperado que o francês chegasse à capital mineira na noite do mesmo dia. Entretanto, ele teve a chegada adiada e era aguardado nesta terça-feira (8). Novo imprevisto fez com que a data fosse novamente alterada para provavelmente quinta-feira, dia do jogo contra o Zamora, pela Libertadores.
A negociação entre Atlético e o jogador foi iniciada há cerca de um mês. Ele foi oferecido ao clube, o negócio progrediu e houve o acerto. Anelka vem de Londres, acompanhado pelo irmão, mas já estão em Belo Horizonte dois agentes do jogador, vindos de Miami e Paris. Faltam detalhes, como exames médicos e acerto dos bônus de premiação. O contrato tem o mesmo modelo do compromisso de Ronaldinho Gaúcho.
O francês já aparece no site oficial do clube, assim como o recém-contratado Emerson da Conceição, porém sem a foto com a camisa alvinegra.
E é com ela que a Massa espera que Anelka possa escrever uma nova história na sua passagem pela Cidade do Galo.