A segunda passagem do atacante Thiago Ribeiro pelo futebol mineiro não é marcada apenas pela mudança de camisa. Antes frequentador assíduo das baladas belo-horizontinas, o jogador, que está no Atlético desde abril, mas que vestiu a camisa do rival Cruzeiro entre 2008 e 2011, atualmente aproveita os dias de folga para frequentar os cultos da Assembleia de Deus.
Convertido à Igreja Evangélica desde outubro de 2014, o vice-artilheiro deste Brasileirão, com seis gols, diz que a fé mudou o rumo de sua vida. Hoje, aos 29 anos, Thiago é mais um “atleta de Cristo” do mundo da bola. “Não frequento mais baladas. Quando não estou viajando, vou de duas a três vezes por semana na igreja”, conta.
A dedicação à religião é tão grande que o jogador do Galo deixou para trás até antigos gostos musicais em nome da fé. O sertanejo, que não parava de tocar no rádio do carro de Ribeiro, perdeu espaço para os principais hits do repertório gospel.
Marcação da saudade
Peça importante no esquema do técnico do Atlético, Levir Culpi, o paulista, nascido na pequena Pontes Gestal, tem um adversário implacável fora de campo: a distância que o separa da filha Milena e da namorada Najara.
A filha, de 5 anos, nasceu em Belo Horizonte. Com o fim do namoro de Thiago Ribeiro (com a mãe de Melissa), a garota mudou-se com a mãe para Florianópolis. Milena, que passa o período de férias com o pai, permanece na capital mineira até a próxima terça-feira. Já a namorada, companhia de Thiago nas idas a restaurantes e passeios por pontos turísticos de BH, mora em Tanabi/SP. “Ela vem uma vez por mês para cá”, conta o atacante. “Ficamos no máximo 15 dias sem nos encontrar. Sempre que posso, pego o avião para São Paulo para visitá-la e matar a saudade”, acrescenta.
E foi justamente para não se sentir sozinho em Belo Horizonte e ter a possibilidade de receber pessoas que Thiago saiu do Flat onde morava e alugou um apartamento na Pampulha. Com mais espaço e com muita bagunça – caixas e pertences – para arrumar, o atacante “recrutou” o pai, José, e a mãe, dona Sandra, para ajudá-lo em casa e fazer companhia.
Apoio atleticano
A desconfiança inicial de parte da torcida do Atlético perdeu força (Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia)
Adaptado à cidade e principalmente à hospitalidade do povo mineiro, Thiago driblou a desconfiança inicial de torcedores do Atlético, pois muiotos o ligavam à imagem deixada com a camisa do Cruzeiro. Hoje ele recebe o apoio da Massa por onde passa.
Considerado peça quase irretocável no time, que já soma 29 pontos no Brasileirão, Ribeiro conta que nunca viu uma briga sequer no grupo atleticano. Para ele, inclusive, esta é a receita para o sucesso da equipe no Brasileiro.
Fã declarado de Ronaldo (Fenômeno), Ayrton Senna e Shaquille O'neal, Thiago Ribeiro tem contrato com o Atlético até meados do ano que vem.