Apesar de domínio, Atlético apenas empata com o Flamengo

Wallace Graciano - Do Portal HD
01/11/2012 às 00:04.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:46

(Carlos Roberto)

Precipitado, o Atlético não conseguiu traduzir sua superioridade em campo e apenas empatou por 1 a 1 com o Flamengo, na noite desta quarta-feira (31), no Estádio Independência, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de dominar a partida desde o primeiro minuto, o Galo viu o  time rubro-negro sair na frente do placar com Renato Abreu, aos 27 minutos do primeiro tempo, e somente conseguiu a igualdade na etapa complementar, com Leonardo, resultado que praticamente fez o clube dar adeus ao sonho do título.

Com o fatídico empate, o Atlético, que chegou aos 64 pontos, ficou a oito do Fluminense, líder do campeonato. Agora, o Galo viaja ao Paraná, onde encara o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Galo afoito

Tensão. Não há palavra que descreva tão bem os 45 minutos iniciais do duelo entre Atlético e Flamengo. Apesar de dominar o primeiro tempo de forma ampla, o Galo mostrava evidentes sinais de desespero em busca da vitória. Por várias oportunidades, o time comandado por Cuca chegou com perigo ao gol adversário, mas se mostrou precipitado nas conclusões, o que permitia a recuperação da defesa rubro-negra.

A pilha de nervos ficou ainda mais evidente quando Ronaldinho recebeu a bola de Marcos Rocha na marca do pênalti e trombou no zagueiro rubro-negro. Sandro Meira Ricci, árbitro do embate, mandou o lance seguir, gerando revolta dos jogadores alvinegros e gritos uníssonos de “vergonha” nas arquibancadas do Independência. Após o polêmico lance, o Galo não se encontrou em campo. Abafava o adversário, mas não conseguia ser efetivo.

O Flamengo, que chegou a ficar quase dez minutos sem chegar a intermediária contrária, mostrou um futebol mais lúcido, apesar de ser visivelmente inferior na parte técnica. Tanto que quando levou perigo efetivo, colocou a bola no barbante. Aos 27 minutos, a pelota sobrou para Renato Abreu, na entrada da área alvinegra. De primeira, como lhe é peculiar, o meia rubro-negro emendou um forte chute rasteiro, que foi parar no canto de Victor. 1 a 0 para o time carioca.

Após o gol do time da Gávea, o jogo ficou ainda mais tenso. O Galo passou a partir para o “abafa”, buscando recuperar o prejuízo, mas não conseguir superar a defesa adversária. Mesmo quando ficou com um jogador a mais em campo, aos 42 minutos, o Atlético não conseguiu traduzir a superioridade em gol, muito por sua própria precipitação, deixando o gramado com desvantagem no placar.

Ataque x defesa

Com o Atlético atrás no marcador e com um homem a mais em campo, ficou a expectativa de que o segundo tempo seria um jogo de “ataque contra defesa”. E ela foi cumprida. Precisando da vitória para ainda ter esperanças de ultrapassar o Fluminense na tabela, o time comandado por Cuca foi para cima do Flamengo desde o rolar inicial da bola.

Após duas defesas de Paulo Victor, a torcida alvinegra passou a ficar apreensiva com as oportunidades desperdiçadas. Por sorte, o Galo tinha em campo um talismã e ele tratou de quebrar a tensão. Aos 12 minutos, Bernard fez bela jogada pela esquerda e alçou a bola na área, encontrando Leonardo, que mostrou que tem estrela ao cabecear no canto do arqueiro rubro-negro para tirar o grito de gol da garganta dos torcedores. Festa nas arquibancadas e tudo igual no placar. 1 a 1.

A igualdade deixou o torcedor esperançoso que viria uma vitória de virada, como aconteceu em alguns jogos do clube no Brasileiro, como contra o Sport, no início do mês. O problema é que o relógio era um inimigo cruel e o Galo também deixou a empolgação esfriar. Quando chegava à área adversária, demorava para finalizar, facilitando o trabalho da zaga rubro-negra, que, como um ferrolho, conseguiu segurar o empate e fez com que os atleticanos deixassem o Independência cabisbaixos. Agora o clube terá a dura tarefa de tirar a diferença de oito pontos para o Fluminense em apenas cinco jogos. Difícil...


FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO 1 X 1 FLAMENGO


Atlético: Victor, Marcos Rocha (Neto Técnico:Cuca

Flamengo: Felipe (Paulo Victor), Wellington Silva, Renato Santos, Marcos González, Ramon; Amaral, Liedson (Welinton) e Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior

Gol: Renato Abreu (aos 27' do 1'º tempo); Leonardo (aos 12' do 2º tempo)
Motivo: Jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência
Cidade: Belo Horizonte
Árbitro : Sandro Meira Ricci
Auxiliares: Roberto Braatz e Alessandro Rocha de Matos
Público: 19.945 pagantes
Renda: R$ 770.050,00
Cartões amarelos: Leonardo Silva e Pierre (Atlético); Renato Abreu, Amaral e Ibson (Flamengo)
Cartão vermelho: Wellington Silva (Flamengo)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por