Após dois empates, desafio do Galo é superar o Corinthians no Pacaembu

Gláucio Castro - Do Hoje em Dia
02/09/2012 às 09:04.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57
 (Carlos Roberto/Hoje em Dia)

(Carlos Roberto/Hoje em Dia)

Os empates contra Cruzeiro e Ponte Preta ficaram para trás. Se os resultados ainda não foram bem digeridos pelos torcedores, o Atlético foca as atenções no clássico deste domingo contra o Corinthians, às 16 horas, no Pacaembu, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O time precisa da vitória para seguir na liderança. Apesar de o adversário ocupar a parte intermediária na tabela e de ter a vaga da Libertadores do ano que vem garantida, todos na Cidade do Galo sabem das dificuldades que encontrarão durante os 90 minutos de bola rolando.

Campeão brasileiro da temporada passada e da Libertadores em 2012, sob o comando de Tite, o Timão é sempre um adversário forte. Do outro lado do túnel estará um treinador em que o técnico Cuca pode se espelhar para trazer a sonhada taça que o Galo só conquistou em 1971.

Mesmo com os títulos da Copa do Brasil com o Grêmio, em 2001, e da Copa Sul-Americana com o Internacional, em 2008, Tite via seu trabalho ser questionado sempre, antes dos dois últimos feitos com o Corinthians.

Contratado para livrar o Galo do rebaixamento no ano passado, Cuca nunca conseguiu ser campeão além dos estaduais com Flamengo, Cruzeiro e Atlético.

Lado psicológico

Depois de dois empates consecutivos e dos seis gols sofridos nas últimas três vezes em que o time alvinegro entrou em campo, fato que ainda não tinha acontecido nesta edição do Brasileirão, o treinador do Galo trabalhou bastante o lado psicológico dos atletas para manter o time firme na briga pelo título nacional.

O objetivo é não deixar que estes resultados atrapalhem na sequência da competição. "As vezes você vai ter algum tropeço, alguns percalços. A gente tem que saber entender que o campeonato é assim mesmo", diz o técnico.

Força máxima para recuperar motivação após dois tropeços

Para tentar a vitória hoje diante do Corinthians, depois de dois empates consecutivos, Cuca poderá contar novamente com o time titular. O volante Pierre e o armador Bernard, que cumpriram suspensão diante da Ponte Preta, retornam à equipe.

Vivendo uma grande fase, Ronaldinho Gaúcho volta ao estádio onde estreou com a camisa alvinegra, na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no dia 9 de junho. De lá para cá, foram 16 jogos e três gols. O último, de placa, no empate em 2 a 2 com o Cruzeiro, no clássico da rodada de encerramento do turno do Brasileirão.

Para o principal nome do atual elenco atleticano, o duelo contra o Corinthians será fundamental para o grupo recuperar a motivação após os dois últimos tropeços.

"Acho que esse grande jogo veio num momento maravilhoso. Sabemos que é uma partida para a gente voltar a ter a mesma confiança de antes", justifica Ronaldinho, o campeão de assistências do time alvinegro, com sete passes para os companheiros convertidos em gols.

Desde que chegou ao Galo há três meses, ele vem atuando muito mais na armação das jogadas do que como atacante. "Me sinto mais participativo assim. Você toca mais vezes na boca e pode ajudar mais", diz Ronaldinho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por