O Atlético pode garantir hoje, de forma matemática, vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Além disso, o alvinegro tem a chance de dar mais um passo para fechar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Às 22h (de Brasília), o time do técnico Cuca enfrenta o Strongest, pela quarta rodada do Grupo 3, na altitude dos 3,6 mil metros de La Paz.
Se vencer, o Galo, líder, chega aos 12 pontos e carimba uma das duas vagas do grupo. De quebra, um triunfo pode assegurar o primeiro lugar da chave, caso o São Paulo, segundo, com quatro, não vença o Arsenal de Sarandí, na quinta-feira.
Apenas Atlético e Tijuana, do México, que enfrenta o Corinthians no mesmo horário, no Pacaembu, venceram os três primeiros compromissos da competição. Com um gol a mais de saldo, os mexicanos ocupam o primeiro lugar geral, seguidos pelos mineiros.
No entanto, encerrar a fase de grupos somando três pontos cada vez que entra em campo não é nada fácil. Desde que a atual fórmula de disputa foi implantada, em 2000, apenas o Vasco (2001), e o Santos (2007) alcançaram o feito.
Em 2011, o Cruzeiro, também comandado por Cuca, esteve muito perto de fechar esta etapa com 100% de aproveitamento. Batizada de Barcelona das Américas, a equipe da Toca garantiu cinco vitórias e um empate, com aproveitamento de 88,9%.
Exemplos
Caso mantenha a boa campanha até o fim, o desafio do alvinegro será dar sequência ao bom rendimento no restante da competição para colocar a mão na taça.
Em edições passadas, Vasco, Santos e Cruzeiro não tiveram êxito depois de brilhar nos compromissos iniciais. Os cariocas caíram nas quartas de final, com duas derrotas para o Boca, que conquistou o título daquele ano.
O Cruzeiro conseguiu ser pior. Depois de garantir cinco vitórias e um empate, a Raposa caiu em casa diante do fraco Once Caldas, da Colômbia. O Santos foi o clube que chegou mais longe. O Peixe chegou às semifinais, mas foi desclassificado para o Grêmio, que perdeu a decisão para o Boca.