O Atlético conquistou o 49° título do Campeonato Mineiro neste domingo (7). Depois de empatar o primeiro jogo da final em 2 a 2, o Galo venceu o Cruzeiro, no Mineirão, e garantiu a taça do Estadual.
Apesar da conquista, a campanha do Galo teve altos e baixos durante a competição. Logo na estreia, o time alvinegro, então treinado por Felipão, foi derrotado para o Patrocinense, por 2 a 1, em uma partida marcada por reclamações do elenco do Atlético sobre o gramado do estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.
Após o susto na primeira rodada, o Atlético fez a primeira partida na Arena MRV no Campeonato Mineiro após a inauguração da casa nova. O Alvinegro goleou o Democrata-GV por 4 a 0 e parecia ter retomado a confiança para o restante da competição.
Contudo, na terceira rodada do Estadual, o time de Felipão deixou a torcida na bronca novamente. O Galo foi derrotado pelo rival Cruzeiro, por 2 a 0, pela segunda vez consecutiva na Arena MRV.
Com a segunda derrota em três rodadas, o Galo assustou a torcida, visto que se encontrava na vice-liderança do Grupo B, atrás do Villa Nova, com riscos de não se classificar para a semifinal da competição.
Para a alegria do torcedor, o Atlético deu a volta por cima e conseguiu a classificação. Após o clássico com o Cruzeiro, o Galo venceu Athletic, Itabirito e Ipatinga, e empatou com Tombense e América e terminou a fase classificatória na liderança do grupo.
Na semifinal, o Galo enfrentou o América. O primeiro jogo, realizado na Arena MRV, terminou com a vitória do Atlético por 2 a 0, com gols de Hulk e Paulinho. Na volta, o Coelho venceu por 2 a 1, placar insuficiente para tirar a vaga do Alvinegro, que enfrentaria o Cruzeiro, maior rival, na final do Mineiro.
Apesar da classificação, o Atlético ainda gerava dúvidas na torcida, por apresentar um futebol abaixo do esperado. Assim, a diretoria do Galo optou por demitir o técnico Luiz Felipe Scolari e contratar o argentino Gabriel Milito.
Anunciado na semana da primeira decisão do Estadual, o novo técnico estreou logo no clássico contra o Cruzeiro, na Arena MRV. Em um primeiro tempo excelente, o time de Milito abriu uma vantagem de 2 a 0. Contudo, na segunda etapa, o Galo perdeu intensidade e viu o rival empatar o jogo, e continuar invicto no novo estádio.
Para se sagrar campeão, o Atlético calou mais de 61 mil cruzeirenses. Apesar da festa da torcida celeste, o Galo venceu por 3 a 1, de virada, com gols marcados por Saravia, Hulk e Gustavo Scarpa.
Leia mais