Depois de ser eliminado da Copa do Brasil, da Libertadores e não apresentar bom desempenho na Série A, uma vaga para a próxima competição continental é o objetivo do Atlético. (Foto: Pedro Souza / Atlético)
Três meses atrás o Atlético foi eliminado da Copa do Brasil, ainda nas oitavas de final pelo Flamengo, e uma fase difícil no time estava para começar. Atualmente, o Galo joga para conquistar uma vaga direta na Libertadores do próximo ano e este objetivo está sendo facilitado pela vitória do próprio Rubro-Negro na competição nacional, sobre o Corinthians, nessa quarta-feira (19).
Antes de o Flamengo levantar a taça, o Atlético tinha apenas 18% de chances de ir à competição internacional e, agora, tem 41.4%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. A taça erguida por seu algoz na Copa do Brasil mais que dobrou a possibilidade do Galo participar da Libertadores.
Isso aconteceu porque, como vencedor da Copa do Brasil, o Flamengo tem uma vaga garantida no torneio continental. Com isso, há mais um espaço para outra equipe se classificar, e o G-6 do Campeonato Brasileiro acaba se tornando, na verdade, um G-7.
No cenário atual, o Atlético é o último a se classificar, pois atualmente está em sétimo lugar, com 47 pontos. Se seguir assim, o time entraria na Libertadores na segunda eliminatória, precisando passar por dois embates até a fase de grupos. Para se classificar direto, o Galo precisa terminar o Brasileirão em quinto lugar, integrando o G-5.
Chances podem aumentar
Considerando que o vencedor da Libertadores deste ano também estará garantido na do próximo ano, e que o Athletico-PR, atual sexto colocado na Série A, está na final, o G-8 também poderá ser uma realidade, caso o Furacão vença.
Assim, levando em conta a atual colocação, não só o Atlético entraria na conta dos classificados, mas também o América, em oitavo lugar, com 45 pontos.
Leia mais