em solo hermano

Atlético e Botafogo fazem 6ª final da Libertadores entre times brasileiros

Final inédita no torneio terá confronto entre duas potências brasileiras em Buenos Aires, com disputas históricas no currículo

Angel Drumond
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/11/2024 às 07:30.
 (Foto: Pedro Souza / Atlético)
(Foto: Pedro Souza / Atlético)

Este sábado (30) promete ser um marco para o futebol brasileiro, com Atlético e Botafogo disputando a final da Conmebol Libertadores, às 17h (de Brasília), em Buenos Aires, na Argentina. O jogo será mais uma vez uma celebração do futebol nacional, que tem se tornado cada vez mais recorrente nas últimas edições do torneio. Desde 2005, quando Athletico-PR e São Paulo disputaram o primeiro título entre brasileiros, o país tem dominado as decisões do torneio continental, com seis finais entre equipes brasileiras.

Apesar da frequência com que times do Brasil chegam às finais, apenas em 2018 a Argentina teve uma decisão entre seus clubes, quando o River Plate superou o Boca Juniors. Nas finais brasileiras, os duelos sempre foram marcados por grandes emoções e placares apertados. A primeira decisão, entre Athletico-PR e São Paulo, ficou para a história como a única com diferença de mais de dois gols, com o Tricolor Paulista vencendo por 4 a 0 no jogo de volta.

Em 2006, São Paulo e Internacional fizeram uma final equilibrada, com o Colorado levando a melhor no placar agregado. Já em 2020, Palmeiras e Santos protagonizaram uma final única marcada pela tensão da pandemia de Covid-19. O Palmeiras saiu vencedor com um gol de Breno Lopes nos minutos finais. O Alviverde voltaria a brilhar na edição seguinte, em 2021, ao derrotar o Flamengo após uma prorrogação emocionante.

Em 2022, o Flamengo conquistou sua terceira Libertadores ao vencer o Athletico-PR em uma final que teve Gabigol como herói. Este ano, o Atlético chega com o objetivo de conquistar o bicampeonato 11 anos após o histórico título de 2013, enquanto o Botafogo, pela primeira vez em sua história, luta para se tornar o 12º clube brasileiro a levantar a taça da Libertadores.

A decisão entre os alvinegros terá muito em jogo, além da Glória Eterna que representa a conquista do título. O Atlético, com a força de seu elenco e a motivação de uma nova chance, buscará repetir o feito de 2013, enquanto o Botafogo, que tem vivido um renascimento sob a gestão de John Textor, verá a chance de se consolidar como uma das grandes potências do futebol brasileiro e continental.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por