Atlético é o melhor líder da era dos pontos corridos

Felipe Torres - Do Hoje em Dia
31/07/2012 às 08:09.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:58

(Bruno Cantini/Atlético)

Por enquanto, ninguém conseguiu tirar a liderança do Atlético neste Campeonato Brasileiro. Desde que assumiu a ponta, na sétima rodada, o Galo se mantém no topo e ainda esbanja o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos: 82,1%.

Mesmo que seja muito cedo para prognósticos, a empolgada massa alvinegra começa a se apegar à matemática. Afinal, são 32 pontos em 13 jogos e já é possível pensar em algo grande na competição.

Do outro lado, os cruzeirenses também ganharam ânimo. A vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, recolocou o clube celeste na rota do G-4. Em quinto, a Raposa soma 23 pontos, que lhe rendem um bom desempenho de 59%.

No embalo de Ronaldinho Gaúcho, os atleticanos demonstram que vão lutar pelo título, ou, no mínimo, por uma vaga na Copa Libertadores. O site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, reforça os objetivos.

O Galo tem 41,7% de chances de erguer a taça, 16,5% a mais que o segundo, o Vasco. Os matemáticos cravam que, com 72 pontos, um concorrente festejará no dia 2 de dezembro.

Quanto à competição continental, os números se mostram ainda mais animadores. O Atlético tem 85,7% de probabilidades de carimbar o passaporte. O clube já superou o meio do caminho rumo ao torneio, pois a marca para a classificação é de 63 pontos.

A campanha acarreta outro efeito na Cidade do Galo. Ao contrário de 2010 e 2011, ninguém fala em rebaixamento. Assim, o 0,013% de cair à Série B soa como piada.

A confiança também toma conta do Cruzeiro. A Raposa prefere não apostar em título agora, até porque suas chances são de 4%. Porém, na entrada do G-4, a Libertadores se aproxima. Tradicional participante, a equipe celeste sonha em retornar à competição – que disputou de 2008 a 2011. As probabilidades de garantir uma dos quatro lugares chegam aos 31%.

Por mais que os inesquecíveis 6 a 1 contra o Atlético tenham marcado a trajetória da Raposa no Nacional do ano passado, a luta para não ser rebaixado trouxe muito sofrimento à China Azul.

Nenhum cruzeirense cogita reviver tal drama. Fechada a 13ª rodada, o Cruzeiro possui mísero 1,9% de chance de conhecer a Segunda Divisão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por