Atlético e São Paulo iniciam, no final do mês de agosto, a batalha por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Mais do que a premiação de quase R$ 10 milhões, a classificação reforça a esperança das torcidas de um título nacional na temporada. As duas equipes tem um histórico bem equilibrado quando se trata de mata-mata.
Em jogos oficiais, Atlético e São Paulo já se enfrentaram 108 vezes. O Alvinegro leva pequena vantagem com 38 vitórias, contra 36 do Tricolor Paulista, além de 34 empates.
Porém, quando colocamos o retrospecto em encontros de mata-mata, a vantagem do time paulista aparece de forma mais acentuada.
Em 1971, as duas equipes fizeram um triangular, junto com o Botafogo, para a disputa do Brasileirão. Deu Galo! Em 1977, tivemos a final do Campeonato Brasileiro em uma disputa de pênaltis, e o Tricolor deu o troco, ficando com o título. Em 1991, o São Paulo eliminou o Atlético na semifinal da mesma disputa.
Por torneios internacionais, o São Paulo leva pequena vantagem. Em 1996, as equipes fizeram a disputa da Copa Masters da Conmebol. O São Paulo levou a melhor. Em 2013, foi a vez do troco atleticano, com grande exibição de Ronaldinho - no famoso episódio da água dada por Rogério Ceni - o Galo eliminou o Tricolor da Libertadores e se sagrou campeão. Três anos depois, foi a vez do São Paulo se vingar nas quartas de final com a classificação sendo confirmada com um gol marcado fora de casa.
Na Copa do Brasil, as equipes se enfrentaram no ano 2000, pela semifinal. A primeira partida, disputada no Morumbi, em São Paulo, terminou com goleada paulista por 3 a 0. No Mineirão, na volta, empate por 3 a 3 que levou o Tricolor Paulista para a final contra o Cruzeiro, que se sagrou campeão naquele ano pela terceira vez.
A partida de ida entre Atlético e São Paulo será no Morumbis, na capital paulista, e está prevista para o dia 28 de agosto. Já a volta acontecerá no dia 12 de setembro, na Arena MRV.
Leia mais