O Galo terá o San Lorenzo pela frente nas oitavas de final da Libertadores. Essa é a primeira vez que as equipes se enfrentarão na competição. Em outras oportunidades, os times já duelaram na extinta Copa Mercosul e na Sul-Americana.
O último embate aconteceu em 2018, pela Sula, em jogo válido pela primeira fase da competição. No dia 11 de abril daquele ano, o Atlético perdeu por 1 a 0 para os argentinos no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires. Precisando vencer a volta para ficar com a vaga, o time dirigido pelo então interino Thiago Carpini, ficou no 0 a 0, no Independência, no dia 8 de maio e foi eliminado do torneio.
Já em 2000, o alvinegro não tomou conhecimento do adversário e venceu os dois jogos válidos pela fase de Grupos da Mercosul. Na Argentina, o Atlético contou os gols de André (2x), Marques e Ramon Menezes para superar o San Lorenzo por 4 a 3. No returno, atuando no Mineirão, o torcedor alvinegro viu Guilherme (2x) e André Silva garantirem o triunfo por 3 a 2 sobre os argentinos.
Como neste embate, a estreia dos duelos também deu Galo. Em amistoso realizado no Mineirão, em agosto de 1969, o Atlético venceu o San Lorenzo por 2 a 1, com dois gols do lateral-esquerdo Oldair, morto em 2014, aos 75 anos, vítima de um câncer no pulmão.
O novo encontro entre as equipes está previsto para 14 de agosto (ida) e o dia 21 do mesmo mês (volta).Quem vencer poderá ter pela frente o Fluminense, atual campeão da Liberta.
Leia mais