Galo x Leão

Atlético faz hoje a primeira das suas seis 'finais' até o fim do Brasileirão

Marcelo Queiroz
esports@hojeemdia.com.br
24/10/2022 às 07:00.
Atualizado em 24/10/2022 às 07:32

(Bruno Sousa/Atlético)

O Atlético tem ainda seis partidas para disputar no Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (24), enfrenta o Fortaleza, às 20h, na Arena Castelão. Na sequência, vai jogar contra Juventude (casa), São Paulo (fora), Botafogo (casa), Cuiabá (casa) e Corinthians (fora).

Para o zagueiro Júnior Alonso, serão seis decisões, que podem levar o Galo à disputa da Taça Libertadores de 2023. A primeira final é contra um concorrente direto, o Leão do Pici. “Um jogo difícil e muito importante pra nós. A gente sabe que temos seis finais, é assim, um campeonato à parte, e a primeira vai começar nesta segunda-feira contra o Fortaleza”.

O jogador paraguaio reconhece que o momento do adversário de hoje é melhor, na Série A. O Fortaleza, que passou praticamente todo o primeiro turno na zona de rebaixamento, agora tem a segunda melhor campanha do returno, enquanto o Galo é apenas o 13º colocado no 2º turno.

Na classificação geral, o Atlético é o 7º colocado, com 47 pontos, e o Fortaleza é o 9º, com 44 pontos. “É um jogo importante porque o Fortaleza está a três pontos de nós, uma luta direta pela vaga na Libertadores. Eles estão agora num momento melhor que o nosso, mas a gente sabe que é jogo a jogo, vai ser um jogo muito difícil e complicado na casa deles, mas estamos com uma energia boa, confiamos que é possível uma vitória e voltar pra casa com os três pontos”.

Depois de ser eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, e de perder muitos pontos e ficar fora da disputa do Brasileiro, restou ao Galo a disputa pela vaga na Libertadores, especialmente porque no ano que vem será inaugurada a Arena MRV, e é objetivo da torcida e da diretoria que o time jogue a competição intercontinental no novo estádio. Esse pensamento já chegou também aos atletas, que sabem a importância dessa vaga para o clube. 

“Temos a obrigação que é ficar dentro da Libertadores, trabalhar pra ir pra fase direta, para a fase de grupos, ou senão vamos para a pré-Libertadores. Nossa obrigação como time é deixar o Atlético da melhor maneira possível, independente do resultado que a gente teve anteriormente contra os outros times, temos que ter a maior quantidade de pontos possível para ir à Libertadores”.

Essa missão poderá ser um pouco mais fácil, já que o título do Flamengo sobre o Corinthians, na Copa do Brasil, instituiu oficialmente o G-7 no Campeonato Brasileiro. Como o time carioca tem vaga garantida na Libertadores por ter vencido a Copa, e está em terceiro lugar na Série A, foi aberta mais uma vaga para a competição sul-americana. Os cinco primeiros terão vaga direta na fase de grupos e o 6º e o 7º colocados vão disputar a fase preliminar. E o G-7 ainda poderá virar G-8, já que Flamengo e Athletico vão disputar a final da Libertadores. Se o campeão estiver entre os cinco primeiros, será aberta mais uma vaga para o torneio intercontinental.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por