
O Atlético estreou na Copa Sul-Americana com empate sem gols diante do Cienciano, nesta terça-feira (1), no estádio Inca Garcilaso de La Vega, em Cusco. A partida foi marcada pela dificuldade das equipes em concluir as jogadas, com o time brasileiro criando algumas oportunidades, parando na trave em dois lances, mas sem conseguir abrir o placar. A altitude de 3.400 metros foi um fator a mais que influenciou o rendimento das duas equipes.
O Galo, comandado por Cuca, teve algumas mudanças em relação à última partida do Campeonato Brasileiro. Para o jogo em solo peruano, o técnico optou por dar descanso ao lateral-direito Natanael, substituindo-o por Renzo Saravia. O atacante Rubens entrou no lugar de Alan Franco, que foi cortado devido a uma gripe, e Caio Paulista foi escalado na lateral esquerda, substituindo Guilherme Arana.
No primeiro tempo, as duas equipes não conseguiram mostrar um bom futebol. O Atlético teve ligeira superioridade em posse de bola, com 53% contra 47% do time peruano, mas as finalizações de ambos os lados foram ineficazes. O Cienciano arriscou algumas vezes de fora da área, mas sem sucesso, enquanto o Galo também teve dificuldades para finalizar. Foram seis tentativas de ambos os times, mas nenhuma delas levou perigo real ao gol adversário.
A segunda etapa seguiu o mesmo ritmo morno até os 29 minutos, quando Hulk quase marcou um gol olímpico em uma cobrança de escanteio. A bola, que pegou velocidade, acertou a trave do goleiro Bolado. O técnico Cuca então fez duas substituições: Júnior Santos entrou no lugar de Scarpa, e Guilherme Arana substituiu Cuello.
Aos 37 minutos, o argentino Fausto Vera também acertou o travessão em um chute de fora da área. A resposta do Cienciano veio já nos acréscimos, com Estrada arriscando de longe e, assim como Vera, acertando o travessão. O goleiro Everson estava batido no lance, mas o placar não foi alterado.
Com o empate, o Atlético segue para Belo Horizonte com um ponto na bagagem na competição continental. A equipe volta a campo no sábado (5), quando enfrenta o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Já pela Copa Sul-Americana, o Galo terá como próximo adversário o Deportes Iquique, do Chile, na quinta-feira (10), em Belo Horizonte.
Na quarta-feira (2), o time se desloca para Lima e, à noite, retornará ao Brasil. A previsão é de chegada a Belo Horizonte na manhã de quinta-feira (3).
Cienciano 0 x 0 Atlético
Cienciano-PER: Juan Bolado; Josué Estrada, Leonel Galeano, Danilo Ortiz; Alexi Gómez, Luis Benites (Noronha), Árias, Torrejón (Ascues), Romagnoli (La Torre), Da Silva (Gentile) e Carlos Garcés. Téc: Cristian Leonel Díaz.
Atlético: Everson; Renzo Saravia (Natanael); Lyanco, Junior Alonso; Caio Paulista (Igor Gomes); Rubens, Gabriel Menino (Fausto Vera); Gustavo Scarpa (Júnior Santos); Rony, Tomás Cuello (Guilherme Arana) e Hulk. Técnico: Cuca
Cartões amarelos: Alexi Gómez, Arias, Torrejón, Garcés (CIE);
Motivo: 1ª rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Inca Garcilaso de La Vega, em Cusco, Peru
Horário: 19h30 (local); 21h30 (de Brasília)
Data: 1º de abril de 2025 (terça-feira)
Arbitragem: Leandro Rey (ARG), auxiliado por Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Hector Paletta (ARG)
Leia mais