Atlético perde a invencibilidade para o Corinthians e reclama de gol anulado

Do Portal HD
02/09/2012 às 18:34.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57
 (LEANDRO MARTINS/FUTURA PRESS/AE)

(LEANDRO MARTINS/FUTURA PRESS/AE)

Após 15 jogos sem perder, o Atlético foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0, no Pacaembu, na tarde deste domingo (2), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol que deu a vitória ao Timão foi marcado pelo zagueiro Paulo André, no segundo tempo. Com o resultado, o Galo, que completou três jogos sem vencer desde o clássico com o Cruzeiro, continua na ponta, agora empatado com o Fluminense em 44 pontos, mas com um triunfo a mais, e ainda um jogo a menos. O Atlético reclamou de um gol de Guilherme que o juiz anulou nos acréscimos, alegando falta de Leonardo Silva em disputa pelo alto com Fábio Santos.


Pela 22.ª rodada, na próxima quarta-feira, Corinthians e Atlético jogarão fora de casa. Os paulistas viajam até Florianópolis para enfrentarem o lanterna Figueirense, às 22 horas. Um pouco mais cedo, às 19h30, os mineiros encaram o Bahia, em Salvador.


A vitória do Corinthians foi um presente do clube, que completou 102 anos no sábado, à torcida. Diante de mais de 33 mil corintianos nas arquibancadas, mais a torcidas de outros times que não queriam a vitória do time mineiro, o jogo começou com o visitante alvinegro tomando a iniciativa na partida, concentrando suas investidas nos lançamentos de Ronaldinho Gaúcho e na velocidade de Bernard. Já o time local teve como primeira oportunidade a assistência de Danilo na área para Emerson, que bateu cruzado, mas Leonardo Silva apareceu na hora certa para tirar.


Do outro lado, Ronaldinho recebeu ainda no sistema defensivo, deu um chapéu em Douglas, passou por Ralf e driblou novamente o camisa 10, antes de avançar em velocidade pela direita do ataque. Ao chegar perto da intermediária, o pentacampeão inverteu na esquerda para Bernard, que chegou na área para cruzar a Jô, mas a conclusão saiu fraca e ficou nas mãos de Cássio.


Em seguida, o jogo ficou nervoso, a partir do momento em que Emerson deu um chapéu em contragolpe e foi derrubado por Leandro Donizete, que recebeu cartão amarelo. Nos minutos seguintes, o próprio Sheik foi advertido por reclamação, e Leonardo Silva também levou cartão ao cometer falta dura.


Sem muita inspiração e com Danilo bem marcado por Pierre, o Corinthians tentou ameaçar em cobrança de falta de Douglas, mas o cabeceio de Paulo André passou sem perigo para fora. Apesar da iniciativa, o Galo esbarrou no bem posicionado sistema defensivo corintiano e teve problemas para criar novas jogadas de perigo. Ralf também tentou vigiar de perto Ronaldinho Gaúcho.


Aos poucos, o time de Tite passou a se posicionar mais no ataque, apesar do nervosismo com a arbitragem. Depois de boa troca de passes, Douglas cruzou da direita e viu Marcos Rocha dar um carrinho na direção do próprio gol, mas Victor estava atento e saltou para fazer a defesa. O excesso de cautela entre as duas equipes deixou o jogo mais cadenciado, sem emoções até o apito para o intervalo.


As duas equipes voltaram ao segundo tempo sem alterações, mas o Corinthians exibiu uma postura mais firme para evitar que o Atlético ditasse o ritmo do confronto. Em um contragolpe, o time paulista quase abriu o placar. Emerson ganhou disputa contra a zaga em lançamento e rolou na medida para Romarinho na direita, mas o atacante errou o alvo e desperdiçou boa chance.


A necessidade de buscar o ataque deixou o Atlético desorganizado e fragilizado na defesa, aumentando as jogadas ofensivas corintianas. Cuca, então, tirou Jô para colocar Guilherme, mas seu time seguiu desestabilizado. Danilo cruzou da esquerda para Romarinho, e a zaga tirou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio de Douglas, aos 18 minutos, Paulo André se antecipou na primeira trave e desviou de cabeça para as redes.


O gol deixou o Atlético ainda mais nervoso, e Sheik aproveitou para partir para cima da zaga. Leonardo Silva tinha a bola dominada na área, mas escorregou e caiu diante de Emerson, que aproveitou para avançar e cair em disputa com Réver, mas o árbitro negou a existência de pênalti.


Sem alternativa, Cuca tirou o lateral direito Marcos Rocha para colocar o atacante Neto Berola. Apesar das tentativas do treinador, o Atlético seguiu pior em campo, e Ronaldinho perdeu a cabeça ao cometer falta dura, que motivou um cartão amarelo.


Quando o jogo estava dominado, o Corinthians perdeu Emerson, que já tinha cartão amarelo e recebeu o segundo por um toque de mão na bola. Tite ficou inconformado e também acabou excluído de campo, aos 32 minutos. Antes de deixar o campo, o treinador ordenou a entrada de Edenílson na vaga de Douglas, fechando o time.


Nos minutos finais, o árbitro Péricles Bassols anulou gol de Guilherme, anotando falta na jogada. Junior Cesar ficou inconformado e acabou expulso de campo, já nos acréscimos.

 

FICHA TÉCNICA


CORINTHIANS 1 x 0 ATLÉTICO


CORINTHIANS - Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos (Wallace); Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas (Edenilson); Emerson e Romarinho (Martínez). Técnico: Tite.


ATLÉTICO - Victor; Marcos Rocha (Neto Berola), Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Leandro Donizete (Escudero), Bernard, Danilinho e Ronaldinho Gaúcho; Jô (Guilherme). Técnico: Cuca.


GOL - Paulo André, aos 17 minutos do segundo tempo.


CARTÕES AMARELOS - Alessandro, Chicão, Cássio, Paulo André e Douglas (Corinthians); Réver, Ronaldinho Gaúcho, Leonardo Silva e Leandro Donizete (Atlético).

CARTÕES VERMELHOS - Emerson (Corinthians); Junior César (Atlético).


ÁRBITRO - Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa/RJ).


RENDA - R$ 1.088.599,72.


PÚBLICO - 36.493 pagantes.


LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por