MELHOR CAMPANHA

Atlético pode confirmar liderança geral da Libertadores nesta rodada; veja cenários

Galo precisa vencer e contar o Peñarol e contar com tropeços de cinco adversários

Bernardo Haddad*
@_bezao
13/05/2024 às 15:58.
Atualizado em 13/05/2024 às 15:58

Galo é a única equipe da competição com 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos (Pedro Souza/ Atlético)

O Atlético poderá cravar a primeira colocação geral da Libertadores com uma rodada de antecedência para o fim da fase de Grupos. Para isso, o time precisa vencer o Peñarol, no Uruguai, e torcer por tropeços de Palmeiras, Bolivar e River Plate.

Único com 100% de aproveitamento na competição, com quatro vitórias em quatro jogos, o Galo lidera o Grupo G com 12 pontos e poderá chegar aos 15 diante dos uruguaios nesta terça-feira (14) e, assim, secará os três concorrentes diretos, que somam 10 e são líderes dos grupos E, F e G, respectivamente.

Nesta terça-feira (14), o River Plate enfrenta o Libertad, do Paraguai, às 21h30, no Monumental de Nuñez. Já na quarta-feira (15), o Bolívar enfrenta o Flamengo, às 21h30, no Maracanã, e o Palmeiras recebe o Independiente del Valle, no mesmo horário, no Allianz Parque. 

O regulamento geral da Libertadores prevê que a equipe que fizer melhor campanha na fase de grupos decidirá todos os confrontos do mata-mata em casa – com exceção da final, que é disputada em partida única e campo neutro.

Talleres

Correndo por fora nesta luta por ser o melhor da fase de Grupos aparece Talleres e São Paulo, no Grupo B. O time argentino pode ultrapassar a pontuação do Galo caso vença as duas partidas restantes. Já o Tricolor pode igualar a marca do time mineiro. Se tropeçarem nesta rodada, já não alcançam o Alvinegro. Além disso, apenas uma das equipes poderá chegar a marca do Galo, já que se enfrentam na última rodada. 

Galo líder

O Galo já foi líder geral da Libertadores em três ocasiões. A primeira em 2013, ano em que conquistou o título. Depois, em 2017, também teve a melhor campanha, mas foi eliminado precocemente nas oitavas de final, para o Jorge Wilstermann, da Bolívia. Em 2021, o alvinegro ficou em primeiro geral e avançou até as semifinais do torneio, mas acabou sendo batido pelo Palmeiras, que depois se tornaria o campeão daquela edição. 

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por