O Atlético pode enfrentar o Botafogo pela primeira vez na história da Conmebol Libertadores. O time carioca, que eliminou o RB Bragantino na noite de quarta-feira (13), estará no pote 4 do sorteio dos grupos da competição e pode figurar na mesma chave que a equipe mineira.
Agora, a Copa Libertadores conta com sete times brasileiros garantidos na fase de grupos: Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo. Apenas o Galo (pote 2) e Fogão (pote 4) não estarão no pote 1 do sorteio. Em toda a história da Libertadores, Atlético e Botafogo nunca se enfrentaram.
No sorteio, cada grupo terá uma equipe de cada pote. O Galo não poderá estar na mesma chave de um time brasileiro do pote 1, e então enfrentará, obrigatoriamente, River Plate-ARG, Peñarol-URU ou LDU-EQU.
O restante dos potes conta com apenas mais um brasileiro, o Botafogo. Além do time carioca, o pote 4 conta com outros sete times, entre eles Caracas-VEN, Huachipato-CHI, Cobresal-CHI, Liverpool-URU, Palestino-CHI e Colo Colo-CHI, além do vencedor do confronto entre Nacional-PAR e Always Ready-BOL, que ocorre nesta quinta-feira (14).
O sorteio da fase de grupos será realizado na próxima segunda-feira (18) na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Confrontos Continentais
Apesar de nunca terem se enfrentado pela Libertadores, Atlético e Botafogo já protagonizaram confrontos em outras competições internacionais. Pela Copa Sul-Americana, Galo e Fogão já duelaram seis vezes, com quatro vitórias do time carioca e duas do mineiro.
O duelo mais recente entre as equipes foi na fase oitavas de final da Sula em 2019. No jogo de ida, o Galo venceu por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Na volta, o Atlético triunfou por 2 a 0, no Mineirão, e garantiu a vaga para as quartas daquele ano.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais