VALE A TEMPORADA

Atlético recebe Juventude tendo que vencer para brigar de vez por vaga direta na Libertadores

Alecsander Heinrick
@alecshms
Publicado em 27/10/2022 às 07:00.
Atlético não marca há três jogos e necessita da vitória (Pedro Souza/Atlético)

Atlético não marca há três jogos e necessita da vitória (Pedro Souza/Atlético)

O Atlético encara o lanterna Juventude na noite desta quinta com os objetivos de voltar a marcar gols, vencer e entrar de vez na briga por uma vaga direta na Libertadores, que pode ser dos seis primeiros colocados da competição. A vitória alvinegra rebaixaria o time gaúcho.

Em 7° lugar com 48 pontos, o Atlético já se encontra dentro da zona de classificação para a próxima Libertadores, mas em uma posição que o faria disputar a fase preliminar da competição. Na frente dele, o Athletico-PR tem 51 pontos e já jogou na rodada, tendo perdido para o Palmeiras. Com isso, o Galo tem a chance de empatar em pontos com o Furacão e chegar de vez na briga pela vaga direta para a fase de grupos, que muito provavelmente será dos seis primeiros colocados do Brasileirão.

No momento, a vaga direta é dos cinco primeiros colocados do campeonato. No entanto, no próximo sábado, Athletico (6°) e Flamengo (3°) se enfrentam na final da Libertadores e, independente de quem seja o campeão, eles abrirão uma vaga extra através do Brasileirão, já que já se encontram dentro da atual zona de classificação e não podem ganhar duas vagas. Em resumo, o Campeonato Brasileiro dará vaga direta para a Libertadores para os seis primeiros colocados e vaga para a fase preliminar para o 7° e o 8° - contando que o campeão da Libertadores estará entre os sete primeiros.

Na partida desta quinta, o Atlético precisar encerrar um jejum de três jogos sem marcar, uma marca que não acontecia no clube desde 2018. Para isso, o ataque não terá o artilheiro (29 gols) Hulk, que não deve atuar mais na temporada devido a uma lesão na panturrilha. O substituto dele deve ser Eduardo Sasha, vice-artilheiro (12) do time, mas que vive seca há quase quatro meses. Historicamente, o Galo marcou, em média, mais de dois gols nos duelos contra o Juventude em Belo Horizonte, onde, por sinal, nunca foi derrotado - nove jogos, oito vitórias e um empate.

Atlético e Juventude se enfrentam às 19h30, no Mineirão. Uma vitória do Galo decreta oficialmente o rebaixamento do Juventude, que conseguiu se manter na Série A em 2021, mas soma apenas 21 pontos e amarga a última posição na atual temporada.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por