O Atlético estava estagnado no 7° lugar do Brasileirão há 16 rodadas, desde a chegada de Cuca ao time. No entanto, a derrota por 2 a 0 para o Botafogo, no Mineirão, na noite desta segunda-feira, resultou na queda do clube para o 8° lugar. Com isso, o objetivo do Galo, de ir direto para a fase de grupos da Libertadores, ficou distante.
O Atlético ocupava o 7° lugar desde a chegada de Cuca no comando do time, no primeiro jogo do returno do Brasileirão, quando foi derrotado por 3 a 0 para o Internacional. Desde então, uma campanha instável tanto do clube quanto dos adversários manteve o time no mesmo lugar por 16 rodadas. Até o América vencer o Bragantino no fim de semana, o Galo perder para o Botafogo e o Coelho assim ultrapassá-lo na tabela, tomando a 7ª colocação.
Com a derrota e a queda na tabela, o Atlético viu a chance de finalmente chegar ao G6, grupo que dá vaga direta para a fase de grupos da próxima Libertadores, ficar mais distante. Se tivesse vencido, teria chegado ao 6° lugar e passaria a depender só de si para garantir essa vaga direta. Agora, em 8°, ocupa a última posição que dá vaga para a Libertadores, mas na fase preliminar da competição, e precisa vencer os dois últimos jogos e ainda torcer contra América (7°) e Athletico (6°).
Segundo a UFMG, as chances do Atlético se manter no G8 e ir para a Libertadores, mesmo que seja para a fase preliminar, é de 56,7%. No entanto, a chance de ficar no G6 é menos da metade, sendo cerca de 23%.
Para tentar atingir o objetivo, o Galo recebe o Cuiabá na próxima quinta-feira, no Mineirão, e depois encerra o campeonato contra o Corinthians, no domingo, em São Paulo.
Leia mais