O Atlético sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (4), quando perdeu por 2 a 0 para o Vasco, em São Januário. O revés, que veio apenas quatro dias depois de ver o Botafogo conquistar o título da Copa Libertadores, deixou o time mineiro com 44 pontos e em situação delicada. O Galo precisa vencer na última rodada para garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro e, de quebra, conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.
O confronto foi de baixo nível técnico, com um primeiro tempo sem grandes emoções. As duas equipes não conseguiram criar jogadas perigosas, com destaque para a ineficácia dos ataques. Ao todo, os dois times realizaram quatro finalizações cada, e os goleiros pouco foram exigidos. O Vasco, apesar de dominar a posse de bola, também não conseguiu ameaçar o gol adversário com consistência.
A partida teve mais ação na segunda etapa. Aos 6 minutos, o Vasco abriu o placar após um belo passe de Coutinho para Vegetti, que não desperdiçou a oportunidade e colocou a bola na rede. O gol acordou os cariocas, que seguiram pressionando. Aos 18 minutos, foi a vez de Coutinho brilhar novamente, desta vez deixando sua marca com um chute preciso após passe de Lucas Piton, ampliando a vantagem para 2 a 0.
O Atlético não teve forças para reagir. Mesmo assustado com o placar, o time comandado por Gabriel Milito não conseguiu criar jogadas perigosas e passou o restante da partida sem conseguir incomodar o goleiro vascaíno. O Vasco ainda teve algumas chances de aumentar a vantagem, mas não conseguiu transformar a vitória em uma goleada.
Agora, o Atlético volta suas atenções para o próximo compromisso no domingo (8), quando enfrenta o Athletico-PR na Arena MRV, às 16h (de Brasília). O Galo precisa vencer para garantir a permanência na Série A e ainda sonha com a classificação para a Copa Sul-Americana.
Por outro lado, o Vasco, com a vitória, assegurou sua vaga na competição continental e se prepara para enfrentar o Cuiabá como visitante na última rodada. A partida será disputada no mesmo horário das demais, fechando o Campeonato Brasileiro para ambas as equipes.
O Galo, com 44 pontos, entra na última rodada com o risco de rebaixamento, e o nervosismo será evidente no duelo contra o Athletico-PR. A equipe mineira tem que superar as dificuldades e buscar os três pontos para evitar a queda para a Série B.
Enquanto isso, o Vasco, com 49 pontos, termina a competição com a sensação de dever cumprido. A classificação para a Sul-Americana garante ao time carioca um alívio no final de temporada e a perspectiva de novas conquistas no próximo ano.
Vasco 2 x 0 Atlético
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Léo, João Victor e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Paulinho), Mateus Carvalho, Jair (Sforza) e Coutinho (Payet); Alex Teixeira (Maxime Dominguez) e Vegetti. Técnico interino: Felipe.
Atlético: Everson; Renzo Saravia, Rodrigo Battaglia, Junior Alonso e Rubens; Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Guilherme Arana (Alisson); Hulk e Deyverson (Vargas). Técnico: Gabriel Milito.
Gols: Vegetti, aos 6 minutos do segundo tempo, e Coutinho, aos 18, para o Vasco;
Cartões amarelos: Guilherme Arana (CAM); Paulo Henrique, Piton e Vegetti (VAS)
Motivo: 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Leia mais