Atlético vence o São Paulo de virada e encaminha classificação para as quartas

Wallace Graciano - Hoje em Dia
Publicado em 02/05/2013 às 22:22.Atualizado em 21/11/2021 às 03:21.

O Atlético ficou próximo de conseguir uma vaga para as quartas de finais da Copa Libertadores da América após vencer o São Paulo por 2 a 1, nesta quarta-feira (2), em duelo realizado no Morumbi. Ronaldinho e Diego Tardelli foram os heróis alvinegros, em uma noite na qual o Galo não começou atuando bem, mas soube se reerguer e mostrar um futebol inteligente e combativo.

Com a vantagem do empate conquistada, o Atlético agora tentará fazer valer a mística do Gigante do Horto na próxima quarta-feira (8), quando recebe o tricolor paulista às 22 horas. Antes, o mesmo Independência será palco do duelo do Galo contra a Tombense, que vale uma vaga na final do Campeonato Mineiro. Para esse, entretanto, até uma derrota por dois gols de diferença classifica o clube alvinegro para a decisão do certame.

Dois tempos em um

A primeira etapa ofereceu ao torcedor do Atlético um misto de angústia e euforia enquanto ele acompanhava o embate entre seu clube e o São Paulo. Jogando fora de seus domínios, o Galo não mostrou resistência no início da partida. Essa falta de atitude deixou seu torcedor atônito, que temeu em assistir ao mesmo filme da última partida entre as equipes, quando Tricolor Paulista conseguiu a classificação às oitavas da Libertadores frente a um Atlético apático.

Jô e Ronaldinho fazem a festaTanto foi que logo quando o relógio apontava oito minutos, a rede de Victor balançou. Aloísio centrou a bola, que foi interceptada por Gilberto Silva. Porém, a pelota caiu no pé de Paulo Henrique Ganso, que soube ter tranquilidade para limpar a defesa adversária e achar Jadson livre na marca do pênalti. De primeira, o meia chutou no canto esquerdo do arqueiro do Galo e saiu para o abraço. 1 a 0.

Nos lances seguintes, o torcedor alvinegro foi extremamente grato à falta de pontaria do atacante do tricolor Ademílson, que teve ao menos três grandes oportunidades de ampliar o marcador. Mas foi ao zagueiro Lúcio que os atleticanos mostraram sua maior gratidão. Já amarelado, o pentacampeão exagerou na força ao dividir uma bola com o meia Bernard e foi para o chuveiro mais cedo.

A expulsão recolocou o Galo na partida. Com um a mais no gramado e ânimos renovados, o empate não demorou a vir. E chegou pelo alto, como é de praxe nos momentos de tensão do Atlético. Só que, desta vez, o protagonista foi outro: Ronaldinho. Logo ele, que é o cobrador de escanteios do Atlético, estava no lado esquerdo da tumultuada zaga são-paulina, onde recebeu tiro-esquinado cobrado por Bernard para cabecear para a rede. 1 a 1.

O mesmo torcedor alvinegro, que ficou apreensivo durante boa parte do primeiro tempo, deve certamente lamentado o apito que decretava a descida para o vestiário. O Galo reagiu no momento certo e se aproveitou vantagem numérica para impor seu jogo. Porém, ficava o consolo que outros 45 minutos viriam...

Dominado

Com um a mais em campo, o torcedor atleticano esperava que sua equipe aproveitasse a vantagem numérica para construir um placar confortável para o jogo de volta. E foi o que aconteceu. Jogando de forma inteligente, o Atlético soube pressionar o São Paulo contra seu próprio campo, diminuindo a zona de ação do Tricolor Paulista, que já era pequena.

Controlando o território, o Galo fez com que o gol de desempate fosse questão de tempo. E ele veio aos 14 minutos da etapa derradeira, após belíssima troca de passes entre a meiúca alvinegra, a gorduchinha caiu nos pés de Diego Tardelli, na entrada da área. Ali não tem perdão para o “matador”. Com a perna direita, ele chutou com força para estufar a rede e virar o marcador. 2 a 1.

Nos minutos seguintes, o Atlético cadenciou a partida. Ainda que não tenham explorado a fragilidade da defesa adversária para ampliar o marcador, os jogadores alvinegros não entraram “na pilha” dos são-paulinos, que perderam o senso tático e subiram ao gol de Victor sedentos pelo empate. Tocando a bola e neutralizando as ofensivas, o time de Lourdes não permitiu a igualdade.

A vitória por 2 a 1 , ainda que apertada, faz com que o time alvinegro volte para Belo Horizonte com uma importante vantagem, uma vez que até mesmo um revés pelo placar mínimo colocará o Atlético nas quartas de finais da Libertadores. E dificilmente o Galo não fará valer sua força em casa.

 

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 X 2 ATLÉTICO

São Paulo: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Tolói, Thiago Carleto; Wellington, Denilson, Jadson, Paulo Henrique Ganso; Osvaldo e Aloísio (Ademilson) (Rhodolfo) (Douglas),. Técnico: Ney Franco

Atlético: Victor, Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver, Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete (Josué), Ronaldinho, Bernard; Diego Tardelli (Rosinei) e Jô. Técnico: Cuca

Gols: Jadson (aos 8') e Ronaldinho (aos 41' do 1º tempo); Tardelli (aos 14' do 2º tempo)

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores

Data: 2 de maio de 2013

Estádio: Morumbi

Local: São Paulo

Árbitro: Antônio Arias (PAR)

Auxiliares: Carlos Cáceres (PAR) e Darío Gaona (PAR)

Público: 57.401 pagantes

Renda: R$ 2.971.070,00

Cartões amarelos: Marcos Rocha, Bernard Leandro Donizete (Atlético)

Cartão vermelho: Lúcio (São Paulo)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por