O Atlético tem como principal objetivo uma vaga na Libertadores. Após uma sequência instável no Brasileiro e as eliminações nas outras competições, o Galo não tem mais chances efetivas de título e se apega à possibilidade de garantir a classificação no torneio continental. Para isso, o time de Cuca precisa de uma sequência de vitórias e a possível próxima vítima é o Bragantino, nesta quarta-feira (7), às 17h, no Mineirão.
A vitória sobre o Atlético-GO, no último domingo, manteve a equipe alvinegra na sétima colocação, mas deu novo ânimo para o time. Além de voltar a vencer após duas rodadas, o Galo viu as chances de conquistar uma vaga na Libertadores aumentarem. Após o empate com o América, há duas rodadas, a probabilidade de classificação era de 8,7%, segundo o Departamento de Matemáticas da UFMG. Depois da vitória sobre o Dragão, a possibilidade aumentou para 37,8%.
O Atlético está na sétima posição no Brasileirão, com 39 pontos, três atrás de Fluminense e Athletico-PR, quinto e sexto colocados, respectivamente. Atualmente, os seis primeiros lugares disputam a Libertadores de 2023. Os quatro primeiros garantem vaga direta na fase de grupos, enquanto os outros dois times precisam passar pela pré-Libertadores, mata-mata com equipes de outros países para entrar, de fato, na competição.
Mesmo se vencer o Bragantino, o Galo ainda não sobe na tabela. O Alvinegro primeiro teria que torcer por derrotas de Athletico-PR e/ou Fluminense, mas os rivais têm duas vitórias a mais. Para conseguir subir de posição, o Atlético precisará de, pelo menos, duas rodadas. Além de vencer ainda tem que torcer por tropeços dos adversários.
Leia mais: