Bem que o Lockhart Stadium, em Fort Laudardale, poderia ser batizado momentaneamente como “Independence Stadium”, em alusão à Arena do Horto. Atuando na Flórida, estado com mais brasileiros nos EUA, o Atlético recebeu o apoio de uma maioria vestida de preto e branco nas arquibancadas e correspondeu com uma vitória por 3 a 0 sobre os alemães do Schalke 04, com direito a dois belos gols e pênalti defendendo por Victor.
O zagueiro Leonardo Silva, inclusive, não percebeu a diferença entre “Schalke” e “Shakhtar”, a equipe ucraniana. Não por problemas de pronúncia, como no caso do meia-atacante Luan, mas por ter feito gols nos dois times europeus, tanto no primeiro jogo da temporada passada quanto nesta estreia em 2016.
Logo aos 7 minutos, o Galo abriu o placar após cruzamento de Giovanni Augusto. Os “azuis reais” ficaram plantados e o capitão cabeceou com firmeza para anotar o 25º gol com a camisa alvinegra. Ele é o vice-artilheiro no atual elenco do Galo, atrás apenas do “Maluquinho” (32).
O estreante Diego Aguirre preferiu não alterar a formação titular deixada pelo antecessor Levir Culpi. A única “novidade” foi Thiago Ribeiro, que havia perdido a vaga para Dátolo na reta final. Mas já foi possível perceber as influências do treinador, como na pressão à defesa adversária.
No meio da temporada europeia, o Schalke 04 encarou um Atlético aguerrido, com fôlego incomum para um início de preparação. Os alemães até chegaram a acertar a trave no primeiro tempo, mas a defesa alvinegra se postou bem.
O empate quase aconteceu após a entrada de Leroy Sané, 20, sensação do time azul. Em cruzamento do atacante, a bola bateu nas costelas de Edcarlos, e o árbitro assinalou o pênalti inexistente. Mas “Saint Victor ” defendeu a cobrança de Johannes Geis.
O lance foi como gasolina no fogo para o ataque alvinegro. No espaço de dois minutos, Patric ampliou o placar com uma bela “cavadinha”, e o volante Lucas Cândido acertou uma bomba no ângulo de Nübel.
Veja os melhores momentos da partida
Publicado por Florida Cup em Quarta, 13 de janeiro de 2016Full Game highlights from FC Schalke 04 0 x 3 Clube Atlético Mineiro #floridacup #whereclubsbecomenations
FICHA TÉCNICA
SCHALKE 04 0 X 3 ATLÉTICO
SCHALKE 04: Fährmann (Nübel); Júnior Caiçara (Riether), Neustädter (Friedrich), Matip (Kehrer) e Aogo (Kolasinac); Hojbjerg (Geis) e Goretzka; Schöpf (Sidney Sam), Max Meyer (Belhanda) e Choupo-Moting (Sané); Huntelaar (Di Santo) TÉCNICO: André Breitenreiter
ATLÉTICO: Victor; Marcos Rocha (Hyuri), Leonardo Silva (Erazo), Jemerson (Edcarlos) e Douglas Santos (Mansur); Leandro Donizete (Dátolo), Rafael Carioca (Eduardo), Luan (Cazares), Giovanni Augusto (Lucas Cândido) e Thiago Ribeiro (Patric); Lucas Pratto (Carlos) TÉCNICO: Diego Aguirre
GOLS: Leonardo Silva, aos 7'/1ºT; Patric, aos 35'/2ºT, e Lucas Cândido, aos 36'/2ºT
ARBITRAGEM: Ted Unkel, auxiliado por Mark Cahen e Brian Poeschel (EUA)
LOCAL: Lockhart Stadium, em Fort Laudardale (EUA)
PÚBLICO E RENDA: Não divulgado