SOBROU O GALO

Como em 2010, Atlético é agora o único time de Minas na Copa do Brasil

Naquele ano, o alvinegro foi eliminado nas quartas para o Santos

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/03/2024 às 13:21.Atualizado em 13/03/2024 às 13:49.
Nas quartas de final contra o Santos, Tardelli marcou três gols no jogo de ida (Bruno Cantini / Atlético)
Nas quartas de final contra o Santos, Tardelli marcou três gols no jogo de ida (Bruno Cantini / Atlético)

O Atlético é o único representante mineiro na Copa do Brasil de 2024. Com a derrota do Athletic, para o CRB, por 2 a 0, na noite de terça-feira (13), o Galo repete o feito de 2010, quando foi o único time do estado a participar da terceira fase do torneio. Naquele ano, o Cruzeiro não disputou a competição por conflito de datas com a Libertadores, visto que os dois torneios aconteciam em grande parte na primeira metade do ano.

Os outros representantes mineiros, foram o Ituiutaba (atual Boa Esporte), terceiro colocado no Mineiro de 2019, e o Uberaba, campeão da Taça Minas Gerais do mesmo ano. A equipe de Ituiutaba foi eliminada pelo Goiás na primeira fase, enquanto o Uberaba foi derrotado pelo Fluminense na segunda fase.  

Em 2010, o Galo superou o Juventus, do Acre, a Chapecoense, e o Sport, chegando assim às quartas de final da Copa milionária. Nas quartas, o alvinegro teve pela frente o Santos. No jogo de ida, o Atlético venceu o Peixe por 3 a 2, com três gols de Diego Tardelli, no dia 24 de abril daquele ano, no Mineirão lotado.

Na volta, com Neymar em campo, o Santos deu o troco e aplicou um  3 a 1 no Galo, na Vila Belmiro. O menino da Vila foi o autor de um dos gols, os outros foram de André e Wesley.  O tento atleticano foi marcado pelo meio-campista Corrêa. Após eliminar o Atlético, o Peixe superou o Grêmio e o Vitória, ficando assim com o título. 

Eliminados em 2024

A Copa do Brasil era um dos objetivos para o Cruzeiro neste ano. Porém, a Raposa acabou se despedindo no primeiro jogo ao ser derrotada para o Sousa-PB. Maior vencedor do torneio, com seis títulos, o resultado entrou para a história do clube. 

Foi a terceira vez que o Cruzeiro caiu prematuramente. Em 1990, no segundo ano da Copa, o time celeste caiu para o Goiás. Já em 1997, ano do bicampeonato da Libertadores, o time foi eliminado pelo Santa Cruz. 

Outro que não avançou neste ano foi o América. Precisando apenas de um empate, o Coelho foi derrotado pelo Maringá, por 2 a 0, interrompendo o sonho de chegar à semifinal, como em 2020. Ainda na primeira fase, Tombense e Villa Nova foram os outros que ficaram pelo caminho.

 A esperança então ficou no Athletic. Após eliminar o Volta Redonda, em casa, o Esquadrão de Aço foi a Alagoas para encarar o CRB. O clube de São João del-Rei não suportou a pressão dos donos da casa e foram eliminados com gols de Anselmo Ramon e Gegê.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por