(Luiz Costa)
Após cumprir suspensão contra o Criciúma, Guilherme volta ao time diante do Fluminense, nesta quinta-feira (9), no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma boa notícia de momento, mas quanto ao futuro dele no clube, o assunto é de incertezas.
Para trazer Guilherme como presente de aniversário dos 103 anos de fundação do Galo, em 2011, o presidente Alexandre Kalil fez um grande esforço. Foi pessoalmente à Ucrânia acertar com o Dínamo de Kiev o pagamento dos R$ 14 milhões pelos 100% dos direitos econômicos do atleta. Agora, após três anos, chegou o momento de renovar o contrato. E como as tratativas não estão firmes, o risco de saída é uma realidade.
A diretoria já começou o processo de renovação de contratos. Primeiramente foi o de Pierre, depois o de Leonardo Silva. Entretanto, com Guilherme a facilidade não é a mesma. “Sobre renovação, isso é assunto do presidente, não trato disso”, disse o camisa 17 em entrevista na Cidade do Galo.
Como o vínculo trabalhista do atleta com o Galo se encerra em março de 2015, por força de uma cláusula contratual ele já pode assinar um pré-acordo com qualquer equipe desde o final de setembro. E o telefone do empresário Sérgio Suárez já começou a tocar, com clubes brasileiros e internacionais fazendo sondagens.
“A situação está na mesma, conversamos algumas vezes com o Maluf e o Kalil, mas o Atlético não nos procurou nos últimos 3, 4 meses. O Guilherme está bem, quer ficar. Porém, já recebemos sondagens de times daqui e de fora atrás do jogador. Esperamos um posicionamento do Galo”, disse Suárez ao Hoje em Dia.
Guilherme foi a terceira contratação mais cara da história alvinegra. Apesar de momentos ruins com a camisa atleticana, o jogador é marcado como responsável por um dos gols mais importantes da Libertadores 2013, contra o Newell’s. Para muitos torcedores, aquela bola salvadora já valeu o investimento milionário.
O diretor Eduardo Maluf explicou a situação do atleta. Sem querer se estender no assunto, ele explicou que o Galo quer ficar com Guilherme, mas fica claro que as tratativas não evoluem.
“Quanto menos se falar neste assunto, melhor. Não podemos deixar isso virar notícia todo dia. Estamos conversando. O Guilherme faz parte dos nossos planos”, disse o diretor ao Hoje em Dia. Maluf ainda citou Ronaldinho Gaúcho para minimizar. “Vocês se lembram do Ronaldinho. Ele renovou em novembro quando o contrato dele acabava em dezembro. É ter calma e resolver tudo no tempo certo”, concluiu.