O sistema defensivo é um dos principais motivos da fase ruim vivida pelo Atlético no atual momento. A última vez que a defesa alvinegra não sofreu gols foi no fim de maio, na vitória por 4 a 0 contra o Caracas, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, na Arena MRV. Desde então, o Galo fez nove jogos, todos pelo Campeonato Brasileiro, e foi vazado em todos eles.
Nessas nove partidas, o Alvinegro sofreu impressionantes 20 gols, venceu duas, empatou três empates e perdeu outras quatro. O alto número de gols sofridos fez a defesa do Atlético se tornar a terceira pior do Campeonato Brasileiro, empatada com o lanterna Fluminense, com 23 gols, à frente apenas de Vasco e Vitória.
Com o péssimo desempenho neste período, a equipe caiu na tabela e ocupa a 12ª posição na competição nacional, com 18 pontos, seis a mais do Corinthians, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
De acordo com o técnico Gabriel Milito, após a derrota para o Botafogo, no domingo (7), o fato do time ter tido ausências importantes nesta fase, por lesões, ou por atletas que atuavam na Copa América, não pode servir como desculpa para a má fase.
O treinador assumiu a responsabilidade e afirmou que a situação será revertida, pois tem atletas "com a cabeça boa" e de grande qualidade.
Jogos do Galo pelo Brasileiro após a vitória contra o Caracas
02/06 - Atlético 1 x 1 Bahia - Campeonato Brasileiro
11/06 - RB Bragantino 1 x 2 Atlético - Campeonato Brasileiro
17/06 - Atlético 0 x 4 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
20/06 - Vitória 4 x 2 Atlético - Campeonato Brasileiro
23/06 - Atlético 1 x 1 Fortaleza - Campeonato Brasileiro
26/06 - Internacional 1 x 2 Atlético - Campeonato Brasileiro
30/06 - Atlético 1 x 1 Atlético-GO - Campeonato Brasileiro
03/07 - Atlético 2 x 4 Flamengo - Campeonato Brasileiro
07/07 - Botafogo 3 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais